Corupá recebe nos dias 25 e 26 de abril o Ônibus Lilás, veículo preparado e equipado para prestar orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica, e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. A iniciativa será realizada no município numa parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Corupá, o governo do Estado e o Programa Mulher Viver sem Violência do governo federal.
O Ônibus Lilás possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado nas áreas da saúde, cidadania e social, além de oferecer atividades de recreação para crianças e adolescentes.
O objetivo do Programa Mulher Viver sem Violência é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo, assim, a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e, principalmente, o acesso das mulheres aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência.
Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Corupá Jussara de Carvalho, o Ônibus Lilás é uma excelente oportunidade de levar atendimento digno às mulheres do município sendo um momento de prestar atenção diferenciada à elas.
Sobre o Programa
O Programa “Mulher, Viver sem Violência” foi lançado em 13 de março de 2013 pelo Governo Federal com o objetivo de integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça, da segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira. A iniciativa foi transformada em Programa de Governo por meio do Decreto nº. 8.086, de 30 de agosto de 2013.
Confira os locais onde o Ônibus Lilás prestará atendimento:
- 25/4 (Quarta-feira) – das 8h30 às 11h – Bairro Pedra d’Amolar (propriedade de Elcio Kiatkoski – em frente à escola desativada)
- Das 13h30 às 16h – Bairro Vila Izabel – Galpão da Igreja Católica Santa Izabel
- 26/4 (Quinta-feira) – das 8h30 às 11h30 – Praça Artur Müller
*Com informações da Prefeitura de Corupá