A Prefeitura de Corupá publica novo decreto nesta quinta-feira (29) com regras atualizadas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Ficou definido que as aulas presenciais na rede pública e privada continuam suspensas no Município. A abertura de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e a realização de bailes também estão proibidos.
As medidas são preventivas. Há um crescimento de pacientes infectados pela Covid-19 neste mês: em setembro, foram registrados 16 novos casos; já em outubro, até o dia 28, já são 30 moradores identificados que ficaram doentes.
De acordo com o secretário de Saúde de Corupá Michel Marques, a própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado pede que os municípios realizem ações na tentativa de evitar que se aumente o número de casos.
"Precisamos focar nestas ações preventivas para evitarmos regredir no grau de risco e evitar que novas medidas restritivas, principalmente que possam atingir nossa economia, precisem ser tomadas”, diz o secretário.
As demais atividades seguem as disposições das portarias e decretos do governo de Santa Catarina. Nesta semana, o Estado atualizou a matriz de risco para o coronavírus. A região Nordeste, onde Corupá está localizada, se mantém no nível alto (cor amarela).
Regras em Corupá:
- Ficam suspensas até 30 de novembro de 2020, sendo que o prazo pode ser revisto a qualquer momento, as aulas em toda a rede municipal de ensino pública e privada, incluindo Centros de Educação Infantil e Escola de Música Jazz Band Elite;
- Até 30 de novembro, a abertura de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows, bailes e afins, continuam proibidas;
- Fica autorizado o funcionamento, mediante reserva, de estabelecimentos comerciais, limitado a 50 pessoas, para realização de almoços e jantares exclusivos, sem atendimento ao público externo, desde que observadas as medidas de distanciamento social. Sendo permitidas apresentações de música ao vivo (individual ou em dupla), a transmissão de lives por telão, em horário limitado das 6h às 23h (todos os dias);
- Jogos esportivos podem ocorrer todos os dias, mas o acesso do público segue proibido;
- Estabelecimentos como bares, restaurantes e similares podem funcionar em horário normal, desde que sejam respeitadas as regras sanitárias e de distanciamento social;
- Missas e cultos religiosos com 70% da lotação máxima;
- Museus podem abrir para 1/3 da capacidade total de visitantes;
- Hotéis e pousadas com 80% da capacidade;
- Prova de roupas em lojas, desde que seguindo as regras sanitárias, passa a ser permitido;
- Permanência em praças e parques, desde que seguindo todas as regras sanitárias e de distanciamento social;
- Academias com 70% do limite;
- Lembrando ainda que o uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Corupá.
Telegram Jaraguá do Sul