Representantes da Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Corupá, participaram esta semana do 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil que aconteceu na terça e quarta-feira (13 e 14) em Florianópolis. O evento, que contou com mais de 1.900 inscritos de 295 municípios do estado, foi uma oportunidade de discussão e planejamento para a prevenção e apresentação do planejamento em casos de desastres naturais em Santa Catarina.

Representantes de Corupá Talita Kolhs e Claudio Siqueira | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá
Corupá foi representada pelo vice-prefeito Arno Neuber na abertura pelo diretor da Defesa Civil Cláudio Siqueira e pela representante da Secretaria de Infraestrutura Talita Kolhs nos demais dias de realização do evento que também contou com evento específico para as Defesas Civis na segunda-feira (12). O governador Eduardo Pinho Moreira participou da abertura do Seminário que teve a participação do secretário nacional da Defesa Civil Renato Newton Ramlow e do secretário da Defesa Civil Rodrigo Moratelli.

Governador Pinho Moreira na abertura do seminário | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá
O evento que contou com mais de 50 palestras nacionais e internacionais, teve como propósito aumentar o senso de percepção de risco da população e debater sobre a importância das políticas públicas na redução de riscos de desastres. O Seminário destacou também os projetos realizados para aumentar a resiliência do povo catarinense perante ao maior evento severo ocorrido no estado, que completa 10 anos em 2018.
Durante os dois dias do 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, palestrantes renomados de diversos países do mundo estiveram em Florianópolis para alertar e discutir temáticas, como monitoramento e alerta prévio – experiências aprendidas, planejamento urbano, mapeamentos de risco e segurança pública. Autoridades, professores, estudantes, empresários e comunidade participaram do evento, que apresentou estudos de caso e situações de êxito em defesas municipais do País e analisou relações entre opções de desenvolvimento e sustentabilidade.

Vice-prefeito Arno Neuber na abertura do Seminário Internacional de Defesa Civil | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá
Para o diretor da Defesa Civil de Corupá Claudio Siqueira, o Seminário foi muito produtivo. “Tivemos palestras com especialistas internacionais e que nos passaram muitas informações de como agir em casos de desastres naturais, além de podermos conhecer todos os equipamentos e a logística que o Estado oferece para operação em casos de ocorrências”, comenta.
*Com informações da Prefeitura de Corupá