Corupá comemora 120 anos com a maior cuca de banana do Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/06/2017 - 16:06

Por Cláudio Costa | Foto: Prefeitura de Corupá/Divulgação

Marcando as comemorações dos 120 anos de Corupá no próximo domingo (2 de julho), será servida no município a maior cuca de banana do Brasil com 120 metros de comprimento e 20 cm de largura. O doce típico alemão, junto com o recheio farto da Capital Catarinense da Banana, será distribuído para a população e visitantes após o desfile de Aniversário de Corupá. O evento acontece às 9 horas de domingo (2), na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. A organização está em contato com uma empresa de homologação de recordes brasileiros para realizar a aferição da cuca de banana no domingo.

A cuca gigante será feita em parceria com a Prefeitura de Corupá, que organiza as festividades de aniversário do município, produtores de banana que vão doar mais de 200 kg da fruta e o Supermercado Mees que usará 100 formas de cuca, 17 dúzias de ovos, 35 kg de açúcar, 118 kg de trigo, 30 kg de margarina, 7 litros de leite, 6 kg de fermento, além de sal, limão, canela, baunilha e banha com um tempo total de seis horas para a confecção e para assar o doce.

prefeitura-de-corupá

A distribuição da cuca vai ocorrer na rua Nereu Ramos, lateral da Praça Arthur Muller, no Centro da cidade. Segundo Roseli Siewert, assessora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e presidente da comissão organizadora das festividades de aniversário de Corupá, a ideia de fazer uma cuca de 120 metros de comprimento, surgiu em uma reunião entre os representantes da organização das festividades dos 120 anos do município.

“Pensamos inicialmente em fazer um bolo. Mas um dos integrantes da comissão sugeriu fazermos uma cuca de banana que representa melhor nossa região que é colonizada por alemães e preserva as tradições germânicas, entre estas a confecção da cuca. Também por Corupá ser a maior produtora de banana de Santa Catarina e pela Indicação Geográfica (IG) sendo reconhecida como a banana mais doce do Brasil”, explica.

Confira a programação deste fim de semana dos 120 anos de Corupá:

SÁBADO (1º de julho) – FESTEJANDO NA PRAÇA (Praça Arthur Müller- Centro) – das 8h30 às 16h

8h30 às 12h: SCRcred com o Grupo Amor Maior: Doação de Animais, inscrição para castração; concurso do cão mais enfeitado e cãominhada com saída da Praça Arthur Muller passando pela Rua Duque de Caxias, Rua Jaraguá e retorno à Praça.

Das 9h às 15h: Senac – tenda com aferição de pressão, roleta com distribuição de brindes e informações sobre cursos. – Sesi – brinquedos infláveis e cama elástica. – Senai – unidade móvel com demonstração de equipamentos de segurança e normas regulamentadoras. Distribuição de cookies pelos alunos do curso de Química

14h – Apresentação de dança das crianças da Gutolândia 15h – Corrida Rústica – Concentração 15h – Largada 15h30 – inscrição no local 16h – Dançando com o Studio de Dança Puro Swing – com Zumba e Fit Dance.

19h – Início da Festa na Igreja da Comunidade São Pedro e São Paulo, no bairro Izabel

DOMINGO (2 de julho)

DESFILE FESTIVO 9h – Avenida Getúlio Vargas, Centro (saída do Banco Bradesco e finalização na Casa Günther) – Participação de mais de 20 entidades. *A abertura do desfile com a banda do 62º Batalhão do Exército de Joinville – Após o desfile haverá a distribuição de cuca de banana de 120 metros – a maior do Brasil. Será na Rua Nereu Ramos, lateral da Praça Arthur Müller, no Centro.

12h – Feijoada do Jeep Clube – na sede da entidade na Rua Otto Hildbrecth,780

11h às 14h– Churrasco do Centro de Educação Infantil Gertrudes Steffen no galpão no paroquia São José Das 10h às 20h – Festa na Igreja da Comunidade São Pedro e São Paulo, no bairro Izabel