Coronavírus: você sabe qual é o risco que essa doença traz para a saúde de uma criança?

Foto Imagem Ilustrativa

Por: Giulia Venutti

09/03/2020 - 16:03 - Atualizada em: 09/03/2020 - 16:33

O avanço do coronavírus vem preocupando muitos brasileiros, sobretudo após a confirmação de casos da doença no país. Em meio a tantas notícias e informações sobre o assunto, surgem diversas dúvidas sobre o vírus e a ameaça que ele pode trazer para pessoas com sistema imunológico mais frágil, como bebês e crianças. Afinal, será que o coronavírus representa tanto perigo assim para eles?

A pediatra Anna Cláudia Drews, médica atuante em pneumopediatria, explica que até o momento a chance de a doença provocar a morte de crianças de 0 a 9 anos é praticamente inexistente, e gira em torno de 0,2% em pessoas de 10 a 19 anos. Por isso, de acordo com ela, o coronavírus representa um baixo risco de mortalidade nesses públicos.

 

“O risco maior de complicações e morte pelo coronavírus se concentra em pessoas com mais de 60, principalmente acima de 80 anos. Há outras doenças mais comuns no Brasil que trazem mais riscos para os pequenos do que o coronavírus”, destaca Anna.

Foto Imagem Ilustrativa

Atualmente, o grande inimigo das crianças não está neste novo vírus, mas sim naqueles que frequentemente aparecem no dia a dia das pessoas e que não despertam a devida atenção. Entre eles estão as gripes A (H1N1 e H3N2), gripe comum (gripe B), febre amarela, sarampo e meningites, doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação.

 

“Aproveito para reforçar também um dado bem preocupante! A taxa de adesão a algumas das vacinas de rotina disponíveis gratuitamente nos postos de saúde está baixa. Um pedido meu para os pais e mães: não esqueçam de manter as vacinas de seu filho em dia. É direito das crianças e obrigação dos pais”, reforça a pediatra.

 

Outro ponto importante que a médica reforça é de não levar os filhos à creche ou escola caso estiverem doentes. Segundo ela, é responsabilidade dos pais prevenir o contágio de outras crianças, seja por gripes, doenças infecciosas de pele ou alguma outra com risco de transmissão.

Foto Imagem Ilustrativa

 

“Sou mãe de gêmeas de 2 anos e 9 meses, então sei que não é fácil administrar trabalho, filhos, escolas e doenças. Mas é nossa responsabilidade como pais manter o filho em casa quando estiver doente. Escola não é lugar de criança doente. Ajudem as escolas, ajudem seus filhos!”, reitera.

 

Como prevenir o coronavírus?

O médico pneumologista Eduardo Menezes Lopes explica quais são as principais medidas de prevenção contra o vírus que vem se espalhando pelo mundo. Então, preste atenção, afinal todo cuidado é necessário!

  • Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
  • Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
  • Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal e limpe objetos tocados com frequência (brinquedos, copos, talheres, entre outros);
  • Se estiver doente, evite sair de casa;
  • Se apresentar febre, tosse ou alguma dificuldade de respirar, procure imediatamente uma assistência médica para fazer uma avaliação.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul