Coronavírus: saiba quais medidas estão sendo tomadas na educação, saúde e serviços em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

17/03/2020 - 12:03 - Atualizada em: 17/03/2020 - 18:10

Jaraguá do Sul registrou onze casos suspeitos de coronavírus, sendo que quatro seguem sob investigação e sete foram descartados. Medidas estão sendo definidas em parceria com a Prefeitura, hospitais e demais entidades.

Na região, as Prefeituras de Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba também estão tomando providências para evitar a proliferação da doença.

 

Confira como ficam os principais serviços:

Educação

  • Escolas municipais (ensino fundamental e centros de educação infantil): Aulas suspensas de 23 de março a 20 de abril. Em Guaramirim e Massaranduba as aulas ficarão suspensas de 23 março a 20 abril e em Corupá e Schroeder de 23 de março a 12 de abril.
  • Escolas estaduais: Aulas suspensas a partir do dia 19 de março;
  • Marista São Luís: Aulas suspensas a partir do dia 23 de março;
  • Alfa Jangada: Aulas suspensas de 19 de março a 20 de abril;
  • Senai: Aulas suspensas até o dia 23 de março;
  • Colégio Evangélico Jaraguá: Aulas suspensas de 19 de março a 20 de abril;
  • Bom Jesus Divina Providência: Aulas suspensas de 19 de março a 20 de abril;
  • Católica: As aulas presenciais suspensas até o dia 22 de março;
  • IFSC: As aulas estão suspensas por 15 dias nos dois campi de Jaraguá do Sul;
  • Anhanguera: Aulas e atividades acadêmicas das unidades do grupo em Jaraguá do Sul, Joinville e São José, tanto no ensino presencial, como nos polos estão suspensas até dia 23 de março;
  • Unisociesc: As aulas presenciais estão suspensas até dia 29 de março;

Saúde

Os pronto atendimentos e unidades básicas de saúde estão com atendimento normal. Confira os comunicado oficiais enviado pela direção dos hospitais São José e Jaraguá:

Hospital e Maternidade Jaraguá

  • Está temporariamente proibido que pessoas com mais de 60 anos façam visitas a pacientes internados
  • Está temporariamente proibido que pacientes com mais de 60 anos internadas no HMJ recebam visita
  • Está temporariamente restrito a um visitante por paciente internado em todos os setores
  • Casos especiais serão analisados individualmente pela direção técnica e CCIH em prazo de 48 horas

Hospital São José

A partir desta terça-feira (17) o acesso ao hospital e o número de visitantes aos pacientes internados na instituição está restrito por tempo indeterminado.

  • Em todas as Unidades de Internação as visitas estão limitadas a UM visitante por dia;
  • Nas UTI’s será permitida a entrada de UMA pessoa responsável pelo paciente apenas no horário da visita da tarde (às 16h30) e nesse horário será a conversa com o médico. A visita estendida também está suspensa;
  • Estão proibidas as visitas de crianças menores de 12 anos pois elas podem ser portadoras assintomáticas, ou seja, podem estar com o vírus e não apresentarem sinais e sintomas, podendo transmitir a doença;
  • Está proibido que pessoas acima de 60 anos realizem visitas ou fiquem de acompanhante para pacientes internados no HSJ;
  • A visita para pacientes em isolamento deve ser breve (no máximo 15 minutos), lavar as mãos antes e depois da visita e seguir as orientações que estão na porta do quarto conforme o tipo de precaução;
  • Quem tiver consultas ou exames agendados no HSJ e está com febre acima de 37,8° a mais de 24 horas, deve entrar em contato com o hospital para reagendar o horário;
  • É OBRIGATÓRIO o uso do álcool gel/lavagem das mãos para entrar e sair do hospital e antes e após o contato com o paciente.

Transporte coletivo

A Viação Canarinho informou que está tomando medidas de prevenção como a higienização dos veículos, a medida que os ônibus entram na garagem passam por uma limpeza interna nos pontos de contato das mãos dos usuários.

Nos postos de atendimento (Centro e Terminal) está sendo disponibilizado álcool gel e sendo feita a higienização dos bebedouros como medida de minimizar a contaminação.

Eventos

Decreto divulgado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul determina que os eventos de massa (esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos) com concentração acima de 50 pessoas também devem ser suspensos ou adiados.

A exceção é para eventos que possam ocorrer sem a presença de público, como campeonato de futebol, mas estes só poderão ser realizados com portões fechados.

A Osterpark suspendeu as atividades nesse fim de semana (21 e 22 de março).

Segurança

A orientação do delegado regional Fabiano dos Santos Silveira é de que as vítimas de crimes façam o registro de boletins de ocorrência na internet.

O registro de acidentes de trânsito sem vítimas, de perda ou recuperação de documentos, de objetos, dos crimes de ameaça, calúnia, injúria, difamação, furto, roubo, dano causado por eventos da natureza e denúncias podem ser feitos no site da Polícia Civil.

A exceção é para os crimes de furtos e roubos de veículos, homicídios, estupros, sequestros e violência doméstica.

Nesses casos, é obrigatório que a pessoa se dirija até a delegacia porque o atendimento é presencial e as providências iniciais são dadas com a maior brevidade possível.

Judiciário

Estão suspensos os prazos processuais das audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) não urgentes até o dia 31 de março, determinado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

Audiências de custódia, processos de réus presos e envolvendo a infância e juventude considerados urgentes serão atendidas por videoconferência.

Sistema prisional

Em todas as unidades prisionais de Santa Catarina estão suspensas temporariamente as visitas íntimas, a visita de idosos (com mais de 60 anos) e de crianças (zero a 12 anos incompletos).

Também estão suspensas temporariamente as escoltas interestaduais.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Notícias no celular

Whatsapp