Foi divulgado nesta quinta-feira, o 21º Boletim Informativo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre o Covid-19 em Tubarão que destaca o primeiro óbito que pode vir a ser relacionado ao novo coronavírus na Cidade Azul.

Trata-se de um paciente que se encontrava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição e que veio a falecer nesta manhã.

O exame foi coletado e enviado ao Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, no último dia 26, e existe a expectativa de que o resultado seja revelado nesta sexta-feira.

Números em Tubarão

Sobre os números desta quinta-feira (2), são 597 pacientes notificados, com 120 exames coletados e enviados ao Lacen.

Sobre os casos confirmados, existem 18.

No entanto, o cenário mudou em relação ontem, uma vez que 15 destes casos foram oficialmente confirmados pelo Lacen, restando apenas três pendentes da contraprova, uma vez que testaram positivo em exames realizados em laboratórios particulares.

Em termos de casos suspeitos, que aguardam os exames, são 38, com 194 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS.

Inclusive, enfatiza-se que, em caso de dúvidas sobre o novo coronavírus, ou a apresentação de algum sintoma, você pode entrar em contato com o COEMS, todos os dias, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619. Os casos descartados até o momento, seja por exames que testaram negativo, seja por desaparecimento dos sintomas somam 463.

Nos hospitais, existem 22 pacientes internados, sendo 14 em enfermaria e oito em UTIs.

A boa notícia se refere à criança que aguardava o resultado do exame, que chegou, e testou negativo para a Covid-19.

Sobre os internados em enfermaria, dois são casos confirmados – um de Tubarão e o outro de Braço do Norte - enquanto os outros 12 aguardam os exames – cinco de Tubarão, dois de Laguna, dois de Capivari de Baixo, um de Gravatal e um de São Ludgero.

Já nas UTIs, dos oito hospitalizados, cinco testaram positivo para o novo coronavírus – dois de Braço do Norte, um de Tubarão, de Urussanga e um de Pescaria Brava – e os outros três – um de Tubarão, um de São Martinho e um de Sangão – aguardam os resultados dos exames.

Para receber os boletins, salve no celular o número (48) 98419-7310 e envie por WhatsApp uma mensagem com o seu nome. Este número, ressalta-se, não recebe ligações ou nenhum outro tipo de mensagem, sendo programado apenas para registro eletrônico dos interessados em receber os boletins da FMS.