Coronavírus: Hospitais e unidades básicas de Blumenau têm mais de 600 profissionais afastados

Foto Freepik

Por: Felipe Elias

11/12/2020 - 11:12 - Atualizada em: 11/12/2020 - 11:38

Na próxima semana, a Prefeitura de Blumenau vai encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal que autoriza o repasse de R$ 2,1 milhões aos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. O dinheiro será utilizado para contratação de profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes com Covid-19.

Os representantes dos hospitais relatam que as equipes estão cansadas e adoecendo psicológica e fisicamente. Além disso, diversos profissionais seguem afastados por serem dos grupos de risco e outros cumprem isolamento por estarem infectados pela doença.

Atualmente, os sistemas de saúde pública e privada da cidade registram 612 profissionais afastados, 120 pedidos de demissão entre novembro e dezembro, e 239 vagas abertas para contratação. Os números englobam os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel, Santa Catarina e Misericórdia, além das unidades municipais de saúde.

De acordo com a última atualização da Prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento do coronavírus na cidade está em 76%. Blumenau já teve 223 óbitos de pacientes que contraíram a doença.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: