A Prefeitura de Gaspar disponibilizará 1 mil doses da CoronaVac para vacinar idosos com 70 anos ou mais contra a Covid-19. A partir desta etapa, a imunização será concentrada na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, localizada na rua Hercílio Fides Zimmermann, 300, no bairro Margem Esquerda.

A aplicação dessas doses começará nesta quarta-feira (24), quando será organizado um drive-thru, sistema no qual as pessoas não precisarão sair do carro para receber a vacina. Para evitar aglomerações, o processo ocorrerá de forma escalonada, dividindo a demanda por idade e horário.

Às 8h, inicia a vacinação de pessoas a partir de 74 anos; às 9h30, a partir de 73 anos; às 11h, a partir de 72 anos; às 13h, os de 71 anos; e a partir das 14h30, os idosos de 70 anos. "A ideia é diluir o fluxo de veículos para garantir a segurança e o conforto de todos", afirma o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB).

Quem tiver 70 anos ou mais, e não puder comparecer no drive-thru, terá a oportunidade de se vacinar nos dias 25, 26, 29 e 30, de acordo com o mês de nascimento. Nascidos em janeiro, fevereiro e março, poderão comparecer na quinta-feira (25); nascidos em abril, maio e junho, na sexta-feira (26); nascidos em julho, agosto e setembro, na próxima segunda-feira (29); e nascidos em outubro, novembro e dezembro, na terça-feira (30), sempre das 8h às 16h.

No local, é necessário apresentar documento com foto e estar cadastrado no Sistema Único de Saúde - aqueles que não estiverem com o cadastro regular no SUS devem procurar as unidades de saúde para atualização. Os idosos que já têm agendamento devem comparecer no horário e data marcados, no Centro de Vacinação.

A Secretaria de Saúde pede que as pessoas não formem filas antes do horário de atendimento e que, caso necessário, levem, no máximo, um acompanhante.

Idosos com 70 anos ou mais que estejam acamados, ou tenham dificuldades de locomoção, podem entrar em contato com as unidades de saúde do respectivo bairro para agendar a vacinação domiciliar.