Desde a implantação da Central de Orientação sobre o Coronavírus em Jaraguá do Sul, no fim de março deste ano, mais de 2,1 mil ligações já foram recebidas e boa parte delas são de pacientes relatando sintomas de síndrome gripal.

Deste total de chamadas, 812 foram transferidas para teleatendimento médico, onde o paciente recebe mais orientações.

A telemedicina veio como uma alternativa para o atendimento médico dos casos de pessoas com sintomas de síndrome gripal sem que seja preciso sair de casa.

A novidade reduziu para 10% a necessidade de idas presenciais aos postos de saúde, diminuindo riscos à população.

Denise Thum, coordenadora da central, conta que o processo para implantar o atendimento médico por telefone no município começou no dia 20 de março, mas a abertura para receber a chamada de pacientes teve início cerca de 10 dias depois.

A maior parte das chamadas são de pacientes relatando algum sintoma de síndrome gripal. O restante das ligações está relacionado às dúvidas e esclarecimentos gerais sobre o coronavírus.

A síndrome gripal é uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, e que tem sintomas semelhantes aos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Denise reforça a importância da população que tiver algum sintoma procurar o teleatendimento médico e evitar ir ao posto de saúde, ao PAMA (Pronto Atendimento Médico Ambulatorial) ou Hospital.

Ela explica que, mesmo o paciente que se dirija a uma unidade de saúde (UBS) ele será orientado a ligar para a central de atendimentos, depois de passar por uma triagem e for constatado sintomas de síndrome gripal.

"Só depois disso é que passamos para o teleatendimento médico ou diretamente ao PAMA", informa a coordenadora.

Passando pelo atendimento por telefone, com um médico da rede municipal de Saúde, o paciente será orientado pelo profissional.

No caso de sintomas mais leves, a própria central de atendimento faz o acompanhamento, por telefone, do quadro do paciente, a cada 48 horas.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Se os sintomas regredirem, o paciente deixa de ser monitorado. Caso piorem, ele passará por novo atendimento médico via telefone.

Se o médico avaliar que é preciso um atendimento presencial, o paciente é encaminhado ao PAMA.

No caso de necessidade de atestado médico ou receita de remédio, os documentos são enviados, em arquivo, para um número indicado pelo paciente para receber o documento pelo WhatsApp.

"Nós temos um WhatsApp institucional que a gente escaneia, gera um PDF dessa receita e desse atestado, e isso é enviado para o paciente", diz Denise.

"Esse documento será aceito sem precisar ser impresso. As receitas estão sendo aceitas nas farmácias, tanto nas nossas quanto nas particulares, sem precisar imprimir", continua.

Casos suspeitos

A coordenadora da telemedicina de Jaraguá do Sul Denise Thum conta que a média de ligações por dia é de 50 chamadas.

Os pacientes que relatam sintomas da síndrome gripal são considerados como casos suspeitos. Hoje, cerca de 300 casos suspeitos sendo monitorados.

A coordenadora explica que este número é maior que o informado diariamente pelo boletim epidemiológico da Prefeitura porque são os casos que não são testados para a Covid-19.

"Aqueles divulgados no boletim diário são os casos que coletaram os exames", explica.

O município coleta os exames de profissionais da saúde que estejam com sintomas ou de paciente com um quadro um pouco mais grave e que foi para o Hospital.

"Os nossos casos aqui são esses casos que não são graves, que estão em casa, mas que estão com uma síndrome gripal e temos que acompanhar se esse quadro não vai piorar. Por isso, esse número é bem maior que o divulgado pela vigilância epidemiológica, que são os casos que estão sendo monitorados por exame", informa Denise.

Quem tiver sintomas de síndrome gripal pode ligar para o telefone 0800 643 8089. O atendimento é diário, das 7h30 às 18h, inclusive aos fins de semana e feriados.

Os atendimentos médicos por telefone devem continuar até que a situação retorne ao normal, o que não há uma previsão de data.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul