CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus, aponta Butantan

Por: Elissandro Sutil

10/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 10/03/2021 - 14:41

O governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (10) que a vacina CoronaVac é eficaz contra as três novas variantes do coronavírus – a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351) – em circulação no Brasil.

De acordo com Doria, a eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac foi verificada em um estudo feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

O diretor do instituto, Dimas Covas, explicou que a variante P.1, originária de Manaus e considerada mais perigosa, é derivada da B.1.1.28, na qual verificada a eficácia da Coronavac.

De acordo com o diretor, a P.1 já pode ser a principal cepa em diversos municípios do país. A análise foi feita com base nos vírus em circulação na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que é objeto de um estudo do Butantan.

A pesquisa sobre a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo clínico da vacina e pela etapa final de produção do imunizante no país, em parceria com pesquisadores da USP.

Segundo o governo, os dados incluíram amostras de 35 participantes vacinados na Fase III.

Ainda segundo o comunicado, nos testes realizados pelo Instituto Butantan foram utilizados os soros das pessoas vacinadas, colhidos por meio de exame de sangue.

 

Com informações do G1