O incentivo a uma postura sustentável e à ajuda ao próximo foi o foco da Campanha Gesto que Transforma, realizada durante três meses pela Únilos Cooperativa de Crédito. O resultado foi a distribuição de R$ 8,5 mil em donativos, beneficiando cerca de 400 pessoas assistidas por oito instituições da Grande Florianópolis. As entregas ocorreram nesta primeira quinzena de dezembro.

Conforme a diretora-executiva Delbora Machado, para a execução do projeto, os cooperados foram convidados a aderir à fatura digital, em vez do antigo boleto impresso. “Como incentivo, a Únilos destinou parte da economia gerada pela não emissão dessas faturas para oito instituições”, explica Delbora.

A Únilos possui oito unidades de atendimento, estando presente em diferentes comunidades. Por isso, os beneficiados foram escolhidos pelos colaboradores de cada região. Ainda, antes da compra dos donativos, cada instituição foi consultada sobre sua principal necessidade. Os pedidos foram de alimentos, doces, materiais de construção, produtos de limpeza, roupas de cama e panelas.

Os princípios cooperativistas, que norteiam a ação cooperativa em qualquer parte do mundo, são sete: Adesão livre e voluntária; Gestão democrática; Participação econômica; Autonomia e independência; Educação, formação e informação; Parceria entre cooperativas; Interesse com a comunidade.

 

Entidades beneficiadas

  • Associação Surf Sem Fronteiras (Florianópolis) – doação de materiais de construção
  • Associação Lar Recanto do Carinho (Florianópolis) – entrega de alimentos
  • Movimento 1 (Florianópolis) – materiais de construção
  • Lar dos Velhinhos de Zulma (São José) – roupas de cama
  • Casa Santa Maria dos Anjos (Palhoça) – panelas
  • Serte – Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Florianópolis) – alimentos
  • Cantinho dos Idosos (Florianópolis) – alimentos e produto de limpeza
  • Associação de Moradores do Bairro da Tapera (Florianópolis) – doces

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp