Cooperativa inaugura unidade de produção de biomassa de banana verde em Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/02/2018 - 05:02

A Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo, de Corupá, inaugurou nesta sexta-feira (23), uma unidade de produção de biomassa da banana verde e duas unidades de panificação. O investimento foi de R$ 392 mil, sendo R$ 42 mil provenientes do Programa SC Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, e o restante são recursos próprios da cooperativa.

A estrutura tem 280 metros quadrados e inicialmente vai contar com oito cooperadas trabalhando. Mas este número pode dobrar, porém com pessoas não cooperadas, segundo o presidente da Cooper Rio Novo, Valmor Raul de Farias.

A comercialização será feita em Corupá e parte será destinada para a merenda escolar de escolas municipais. “A cooperativa participou da licitação e passará a distribuir seus produtos para as crianças que estão na rede municipal de ensino, mas deve ser levada para os demais municípios da região, pois é a valorização de um produto daqui”, sugeriu o prefeito, João Carlos Gottardi.

O diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Ditmar Alfonso Zimath, destacou o êxito do investimento, citou os demais órgãos estaduais que fazem parte deste projeto e ressaltou que a Cooper Rio Novo inovou na região e transformou a cooperativa e a vida dos cooperados.

A cooperativa conta hoje com 62 cooperados e 12 anos de história. Durante a solenidade foi apresentada a nova diretoria e o presidente passa a ser Edegar Heil Voicekowski.

A cooperativa conta hoje com 62 cooperados e 12 anos de história | Foto Ana Cenatti

Estavam presentes no ato o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, deputado estadual, Vicente Caropreso, secretário executivo da ADR de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, representantes da Epagri e cooperados.

*Com informações da assessoria de imprensa da ADR Jaraguá do Sul