O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Blumenau deste ano veio com uma novidade! Agora, você tem a possibilidade de realizar doações para o Fundo Municipal de Assistência Social. Por meio da guia branca, uma das primeiras páginas do carnê, os contribuintes que desejarem, poderão fazer a doação pagando o valor integral do imposto em cota única.

Com isso, o valor que corresponderia aos 5% de desconto será automaticamente revertido para o fundo. Até agora, os blumenauenses já doaram aproximadamente R$ 11 mil. Os recursos serão gerenciados pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que efetuará uma chamada pública para selecionar projetos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) inscritas junto ao órgão.

Os valores poderão ser utilizados, por exemplo, para compra de cadeiras de rodas, ou realização de atividades culturais e esportivas para crianças, adolescentes e idosos, entre outras iniciativas.

Opções de pagamento

A possibilidade de doação só está disponível para quem efetuar o pagamento até o dia 13 de fevereiro. Os contribuintes ainda podem optar por receber o desconto de 5% em fevereiro, que é a guia verde, ou com desconto de 3% em março, com a guia amarela. Há também o parcelamento do tributo em até 11 vezes.

Atendimentos referentes a dúvidas sobre o carnê, ou necessidade de atualização cadastral, já estão sendo realizados no Setor 3 do Parque Vila Germânica. A Central de Atendimento do IPTU funcionará até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A distribuição dos 161,3 mil carnês emitidos neste ano já foi encerrada. Em 2020, o imposto recebeu reajuste 3,37%, com base na variação do INPC apurado em novembro de 2019. A Prefeitura de Blumenau estima arrecadar aproximadamente R$ 97,5 milhões com o IPTU.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul