Contrato de concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi é assinado em Criciúma

Por: OCP News Criciúma

31/03/2023 - 16:03

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura de Criciúma e a empresa Lemos Eventos LTDA assinaram o contrato de concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi. A empresa venceu o processo licitatório do edital de concorrência com o valor de R$ 1.950.000,00. Durante o ato de assinatura, realizado no hall do imóvel, que abriga o Teatro Municipal Elias Angeloni, a empresa pagou 5% do valor investido à vista, sendo, agora, a legítima concessionária administradora do espaço, com um prazo de concessão de 20 anos, podendo ser renovado por igual período.

“Com a iniciativa dos processos de concessões na cidade, proporcionamos apenas pontos positivos, elevando os cuidados e a modernização de Criciúma. Desse modo, à medida que o poder público consegue estabelecer parcerias com a iniciativa privada, desenvolvendo serviços em prol do cidadão, a cidade se beneficia e tende a evoluir cada vez mais”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O primeiro passo da concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi foi a realização de uma consulta pública em dezembro de 2022, que visava incentivar a participação da comunidade criciumense na elaboração e no aperfeiçoamento do edital. O processo seguiu com o lançamento do edital. Posteriormente, ocorreu a abertura dos envelopes no início deste mês, finalizando, agora, com a assinatura do contrato.

“Agora não há mais nenhum passo, além das obrigações contratuais. A empresa agora tem uma série de reformas que precisam ser realizadas no imóvel. Reformas essas que giram na ordem de R$ 3 milhões pelos próximos cinco anos”, afirmou o diretor de Patrimônio da Prefeitura de Criciúma, Henderson Cirimbelli Giassi.

De acordo com o proprietário da Lemos Eventos LTDA, Jackson Beltrame Lemos, depois do ato de assinatura, o objeto da empresa é fazer com que a produção artística teatral da cidade seja, ainda mais, valorizada. “Queremos elevar o nome de Criciúma, transformando o espaço em referência e prioridade para apresentações dos melhores espetáculos artísticos conhecidos em todo Brasil”, enfatizou.

Fortalecimento da cultural local

O Centro Cultural Santos Gugliemi fica localizado ao lado do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, abrigando, além do Teatro Municipal Elias Angeloni, a Galeria de Arte Octávio Búrigo Gaidzinski e a Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba. Conforme o edital, os dois primeiros equipamentos serão mantidos pela empresa que venceu a licitação. Já o último imóvel deve ser transferido para o Centro Cultural Jorge Zanatta.

Com uma nova empresa do ramo artístico e de entretenimento se estabelecendo na cidade, conseguiremos proporcionar a vinda de mais espetáculos e atrações artísticas na cidade. Desse modo, aquecendo a economia local e fortalecendo o setor cultural, ampliando o acesso à cultura para os criciumenses”, ressaltou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero.

O município terá direito à utilização do espaço do Teatro Municipal Elias Angeloni para eventos promovidos ou apoiados pela Administração Municipal, por até dez dias anuais. Além disso, o espaço da Galeria de Arte valorizará os artistas locais, garantindo espaço de até 20% para produções locais, validadas pela FCC.

Programa de Parcerias e Investimentos

O processo de concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi iniciou por meio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), por meio do vereador Nícola Martins. Conforme o responsável pelo PPI, Rafael Cândido, a realização dos projetos de concessões proporciona a identificação de acertos e erros para possíveis futuros contratos para Criciúma. “Cada projeto é longo e precisa de meses para que fique pronto, mas quando é lançado, gera grandes retornos para todo o município”, concluiu.