Mais de 40 mil pessoas poderão ficar sem água em Guaramirim, município do Norte catarinense, nas próximas horas, em função de mais uma contaminação registrada no rio Itapocuzinho. O problema foi identificado na manhã desta quarta-feira (27) pela Companhia Águas de Guaramirim, responsável pelo abastecimento da cidade. Conforme Osni Dencker, diretor da Águas de Guaramirim, ainda não foi preciso suspender o abastecimento. “A equipe está monitorando o local, e a cada meia hora são retiradas novas amostras para análise. Por enquanto, não precisamos suspender a captação, tratamento e abastecimento de água. Caso as condições da água piorem, o abastecimento será interrompido até que a situação se normalize”.
Amostras da água foram coletadas para análise em laboratório. A análise inicial é de que o possível motivo foi o despejo de produtos contaminantes no rio. Há suspeitas de que indústrias estariam lançando esses produtos no rio. Os casos de contaminação são registrados com maior frequência à noite, fins de semana e feriados, onde a fiscalização é menor.
Dencker reforça que situações como essa são mais frequentes nesta época do ano, quando a fiscalização dos órgãos responsáveis é menor. Em 2016, foi registrada uma denúncia junto ao Ministério Público, solicitando a fiscalização e penalização das empresas responsáveis pela contaminação. Em menos de um ano, foram detectadas 29 contaminações e nove interrupções no abastecimento de água em Guaramirim.
*Com informações da assessoria de imprensa