Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado da Infraestrutura estiveram em Guaramirim, esta semana para tratar sobre a retomada da obra do Abrigo Institucional do município. Durante a reunião, foi apresentado o novo fiscal da obra, engenheiro civil Alessandro José Maia.

O gerente de planejamento do governo estadual Ismael Luz, comentou sobre a paralisação da obra, tempo de contrato, elaboração de relatórios e aditivo.

"O governo do Estado está fazendo todos os esforços para retomar a obra e finalizá-la. Queremos resolver este problema que se arrasta por meses", destaca.

A construção do Abrigo Institucional de Guaramirim teve início em 2018 e até o momento foram realizados estaqueamentos, paredes, laje, concretamento do piso e estaqueamento do muro. De acordo com o arquiteto Lincoln Truppel Machado, as obras foram paralisadas em dezembro do ano passado.

"Foi necessário fazer adequações no projeto. Outro motivo que a obra ficou estagnada foi a falta de um fiscal para acompanhar os trabalhos", explica.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim Alcibaldo Pereira Germann, afirmou que desde então tem procurado o Estado para agilizar o retorno dos trabalhos.

“A atual estrutura do abrigo, que é alugada pelo município, em breve não atenderá mais a demanda que é grande. Além disso, com a finalização da obra vamos economizar com o aluguel”, enfatiza.

Nos próximos dias, o novo fiscal Alessandro José Maia vai conhecer detalhes de todo o processo. Ele disse que é preciso estar atento a todos os detalhes. "Vamos ver o que já foi feito e conhecer a atual situação para então realizar os encaminhamentos para terminar a obra deste equipamento público importante", frisa.

Futuro

Nas tratativas da reunião desta semana ficou acertado que em 30 dias os trabalhos da construção serão retomados. A empresa responsável disse que em seis meses o abrigo estará concluído.

Após a reunião, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e da Infraestrutura acompanharam o secretário Alcibaldo no local da obra para verificar o que já foi construído.

A nova estrutura do Abrigo Institucional terá cerca de 730 m² com cinco dormitórios, sala de atendimento, coordenação, depósitos para mobiliários, doações e alimentos, espaço para equipe técnica, área de descanso, cozinha, copa, vestiários, refeitório, sala multimídia, cinco banheiros, lavanderias, parquinho, jardim, horta, pomar, recepção e área administrativa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger