A partir desta segunda-feira (3), a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, estará na rua Siderópolis, no bairro Itoupava Norte, para iniciar a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). As obras ocorrerão em frente ao número 254, das 8h às 19h, e devem seguir até sexta-feira (7).

Durante esse período, a via permanecerá interditada para veículos. Os moradores poderão utilizar as ruas 2 de Setembro e São Ludgero, conforme sinalização e orientação dos colaboradores. Diariamente, a partir das 19h, o acesso será liberado.

Após o término da escavação do poço, o trânsito no local ficará em meia pista até a implantação completa da estrutura, o que levará cerca de quatro meses. Para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, a área da obra será isolada com tapumes.

A construção da EEE tem como objetivo bombear o esgoto das redes coletoras instaladas nas ruas Siderópolis, 21 de Abril, 25 de Agosto e transversais, até a Estação de Tratamento Fortaleza.

Desvio do transporte coletivo

Em virtude das obras, entre os dias 3 e 7 de maio, a linha 300 (Velha/Aterro/Fortaleza) terá parte do seu itinerário desviado. Na rua 2 de Setembro, em vez de entrarem na rua Siderópolis, os ônibus desta linha acessarão a rua 25 de Julho, passando pela rua São Ludgero, e depois continuarão seu itinerário normal (rua 25 de Agosto, rua Fritz Koegler, rua Francisco Vahldieck e Terminal Fortaleza).

Durante o período, o usuário poderá utilizar o ponto de ônibus da rua 2 de Setembro ou da rua São Ludgero para o embarque e desembarque.

Para que serve uma Estação Elevatória de Esgoto?

O sistema de coleta de esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No momento em que a topografia não é favorável ou não há presença de desnível natural do terreno, é necessário a utilização de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

A estrutura funciona para bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, fazendo com que os dejetos cheguem na Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima. Dessa forma, o sistema contribui para a redução de contaminação e transmissão de doenças diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.

Atualmente, Blumenau conta com 56 estações elevatórias, que bombeiam diariamente 19 milhões de litros de esgoto para o devido tratamento.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800-771-0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 99988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.