O Programa Join.Valle, desenvolvido em Joinville, com coordenação da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD), tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas promovendo a cocriação de uma cidade mais inteligente e humana. Aberto à participação do poder público e de setores empresariais e acadêmicos, o Programa registrou avanços em 2017.
Smart City
Direcionado à cocriação da cidade do futuro, quer promover o desenvolvimento, mas colocando as pessoas no centro das ações. A cidade inteligente e humana atua observando seis áreas: pessoas (educação), economia, meio ambiente, governo, moradia e mobilidade.
Diálogo com a comunidade
Os problemas da cidade foram discutidos em diversas reuniões do Programa, promovidas no Living Lab (Laboratório Vivo).
Jlle30Anos
Envolvimento da comunidade e de alunos na construção da narrativa da cidade do futuro. Foram premiados os vencedores do Concurso de Produções Audiovisuais #Jlle30Anos, envolvendo escolas públicas e privadas. Os alunos foram estimulados a fazer uma reflexão crítica e propositiva sobre o meio onde vivem, usando a criatividade e o pensamento inovador a respeito da cidade.
Desafio Join.Valle
A maratona de projetos Desenhos Urbanos Colaborativos – Desafio Join.Valle Centro teve o engajamento de cerca de 80 pessoas, com o objetivo de inspirar soluções para o Centro de Joinville por meio da requalificação dos espaços urbanos degradados. Participaram profissionais autônomos, empreendedores, estudantes e secretarias municipais.
City Lab
Em parceria com organizações da Alemanha, o Instituto Fraunhofer (organização de pesquisa) e o GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit), foi realizado em Joinville o City Lab. Com o grupo de especialistas internacionais, foi elaborado um caderno com 25 projetos. Serão priorizados 10 deles, e a implantação será feita em cooperação com a sociedade.
Rede IoT
Joinville ganhou sua primeira antena de rede de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). O uso de IoT permite a conexão de bilhões de objetos e abre a possibilidade de sua utilização em diversas frentes.
Maratona de Negócios de Impacto
A Maratona de Negócios de Impacto, co-realizada pela Prefeitura e pelo Sebrae durante a Feira do Empreendedor, premiou as três melhores iniciativas. Os vencedores foram contemplados com o Programa de Negócios de Impacto para quatro meses de aceleração e mentoria.
Centro de Formação e Experimentação para professores
Joinville receberá um Centro de Formação e Experimentação em Inovação e Tecnologias Educacionais. A iniciativa será possível graças à parceria estabelecida com o Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB e a Prefeitura de Joinville, por meio da SEPUD e a Secretaria de Educação – SED. Os trâmites da parceria estão em andamento.
Estratégia de Futuro
Joinville foi recomendada como referência mundial para investimentos internacionais em Expansão e Reinvestimento pela FDI Intelligence, consultoria sobre investimentos estrangeiros do jornal inglês Financial Times, que tem ênfase em negócios e economia, sediado em Londres. A menção foi do estudo “FDI Strategy Locations of the Future”, que mapeou as melhores práticas no mundo em diversas categorias, como capital humano, iniciativas de inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento, ciência e suporte tecnológico, entre outras.
Iniciativas da sociedade
- A Fundação Softville e o Inovaparq estão se adaptando para um modelo que incentive a nova economia;
- Criação da Associação Brasileira de Internet Industrial, que tem sede em Joinville.
*Com informações da Prefeitura de Joinville