Por Dyovana Koiwaski Dexter, Tininha, Noan e Jack são apenas quatro dos 12 cachorros que estão à espera de um novo lar na Clínica Veterinária Schweitzer, em Jaraguá do Sul. Eles foram resgatados pelo Programa de Atendimento Emergencial de Cães e Gatos da Prefeitura por apresentarem traumatismos, lesões e ferimentos em virtude de atropelamentos, maus-tratos ou por suspeita de doenças que precisavam de tratamento. Os animais foram encaminhados para a clínica para serem medicados e submetidos a procedimentos cirúrgicos. O programa municipal custeia apenas dez dias de estadia dos cães e gatos no local. Após este período, eles podem ser devolvidos à rua. Mas o veterinário e proprietário da clínica, Valdemar Schweitzer, os mantém no estabelecimento até encontrar alguém que queira cuidar deles.
IMG_1258-2
Cães recolhidos pelo setor de zoonozes passam por tratamento e ficam disponíveis para adoção |Foto Eduardo Montecino
De acordo com o proprietário, os animais são entregues vacinados, castrados e chipados. “Os números de adoção na cidade são bons, mas ainda não suprem a demanda”, destaca. Enquanto permanecem na clínica, eles ganham alimentação, cuidados médicos e limpeza. “A estadia também necessita de mão de obra e espaço, o que não temos muito aqui porque atendemos outros animais além desses”, comenta Schweitzer.
IMG_1355-2
Valdemar Schweitzer mantém animais em sua clínica em busca de novos tutores | Foto Eduardo Montecino
Os animais disponíveis para adoção já estão entre 20 dias e três meses aguardando por um novo tutor. Quem se interessar em adotar os cães deve entrar em contato com a clínica pelo telefone 3275-3268. Serão solicitados apenas os documentos de carteira de identidade e comprovante de residência. Capturar