Considerada uma profissão não substituível por máquinas e indispensável na sociedade, a Enfermagem está assegurada como profissão do presente e do futuro, pois nada substitui o cuidado humano.

Há 15 anos, a Escola Técnica de Enfermagem Jaraguá atua na formação de profissionais para a área da saúde e tem como principal curso o Técnico em Enfermagem.

A instituição já formou aproximadamente 600 profissionais.

O técnico de enfermagem pode atuar em diferentes campos, como hospitais, postos de saúde, ambulatórios de empresas, ambulatórios de creches e escolas, SAMU, bombeiros, clínicas especializadas, laboratórios de análises clínicas, instrumentação de cirurgias, cuidados de enfermagem domiciliar, entre outros.

A profissão é regulamentada pela Lei 7.498 de 25 de junho de 1986 e, atualmente, o Brasil possui 1,1 milhão de técnicos de enfermagem, número que ainda está aquém do necessário. Muitos desses profissionais atuam em dois ou mais locais de trabalho, o que aumenta consideravelmente a renda mensal e demonstra a oferta de empregos na área.

Hoje, um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados dispõe sobre o piso salarial da Enfermagem, onde a Categoria dos técnicos tem previsão para remuneração mensal no valor de R$ 3.940, corrigidos anualmente pelo INPC. Outro projeto de lei propõe jornada de trabalho de 30 horas semanais, o que corresponde a 6 horas diárias.

O técnico de enfermagem é o profissional que está à cabeceira do leito hospitalar prestando atendimento nas 24 horas, executando as prescrições médicas e de enfermagem, promovendo o conforto e o bem-estar dos pacientes, observando e registrando toda e qualquer anormalidade apresentada, visando recuperar a saúde e promover a reabilitação do doente. Também atua na prevenção de doenças e/ou complicações, pois tem conhecimentos abrangentes de anatomia, microbiologia, parasitologia, nutrição, farmacologia, saúde da mulher, criança, adulto e idoso, entre outros.

Aos interessados em adquirir formação nessa área, a Escola Técnica de Enfermagem Jaraguá está com matrículas abertas para nova turma. As aulas iniciaram em 8 de agosto, no período noturno. O curso tem duração de 25 meses e aulas de segundas às sextas-feiras. O requisito mínimo é ter a idade igual ou superior a 17 anos e ter terminado ou estar cursando o ensino médio.

Os estágios curriculares já inclusos no tempo de 25 meses correspondem a 600 horas da carga horária total do curso e são realizados nos Hospitais São José e Jaraguá. Cada grupo de cinco ou quatro alunos é acompanhado por professor durante todo o estágio.

Também é a única instituição na região que oferece a Especialização Pós-Técnica em Instrumentação Cirúrgica, que é um curso de 360 horas, onde o aluno formado torna-se especialista em instrumentação cirúrgica. O curso é inscrito no MEC, aprovado pelo CEE-SC e com registro no COREN-SC.

Dentre os diferenciais da Escola Técnica de Enfermagem Jaraguá, destaca-se o quadro fixo de professores, estágios no mesmo turno da teoria, planejamento e organização do calendário escolar com antecedência, entrega do diploma no dia seguinte ao encerramento do curso, laboratório completo e estrutura física totalmente voltada ao ensino de curso na área da saúde.

  1. Amazonas, 435 - Centro, Jaraguá do Sul -

www.enfermagemjaragua.com.br

(47) 3376-4296  • 98834-5960