Idades diferentes, ideias e crenças distintas. O choque e enfrentamento entre gerações embalam a história representada na peça A Mariana e a Benzedeira da Ilha, que será apresentada ao público jaraguaense no domingo (13). O espetáculo de formas animadas é destinado ao público adulto e traz em sua bagagem o workshop gratuito “Processo Criativo e Montagem de Espetáculo de Bonecos” com o “titiritero” argentino Sergio Mercúrio. Nele, pessoas envolvidas no mundo da arte e o público interessado pode conhecer o processo de criação da peça e também como é o trabalho de teatro de bonecos para adultos.
A Mariana e a Benzedeira da Ilha é o mais recente espetáculo da Cia Sandra Baron, que foi aprovado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. A atriz Sandra Baron explica que a peça apresenta ao público adulto uma história contada através do teatro de bonecos, um gênero comumente ligado ao público infantil. “O espetáculo trata de duas mulheres da mesma família, avó e neta, que vivem um conflito de gerações entre elas. Uma por ter idade avançada é ligada ao conhecimento das forças espirituais, da natureza, e a mais jovem defende a ciência, vive uma vida moderna, rodeada de tecnologia e não acredita mais nessa época que a avó vive”, resume a atriz. No desenrolar da peça, as personagens têm o mar como o reduto de muitas das respostas de seus questionamentos.
A peça tem direção e texto assinados pelo argentino Sergio Mercúrio, sendo parte integrante do workshop que ele ministrará na cidade. A oficina será no mesmo dia da apresentação, das 14 às 21 horas. Sandra Baron explica que o workshop trata sobre a construção do espetáculo, envolvendo desde o processo criativo até a construção do boneco. “Mercúrio falará sobre como foi construir um espetáculo de bonecos para adultos, texto, cena, ações e como é a manipulação”, diz. Ela enfatiza que essa é uma oficina voltada para qualquer pessoa interessada em conhecer o processo criativo desse tipo de espetáculo. “Quem trabalha com bonecos pode ter um esclarecimento de como conduzir o seu espetáculo e para quem não trabalha com isso, pode ter uma noção de como é o espetáculo de bonecos nos bastidores”, enfatiza. O workshop é gratuito, porém, as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail atrizsandrabaron@gmail.com. A entrada para assistir o espetáculo também é gratuita.

pagina 9asasasasasasasasasasasas

Atriz Sandra Baron apresenta peça dirigida por Sérgio Mercúrio, que ministra um workshop sobre o

processo de criação do espetáculo de formas animadas