Confirmados casos de sarampo em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder em 2020

Criança sendo vacinada

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

28/01/2020 - 10:01 - Atualizada em: 28/01/2020 - 10:18

Nas três primeiras semanas de 2020, foram confirmados 15 casos de sarampo em Santa Catarina, de acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

Divulgado nesta segunda-feira (27), o balanço apontou dois casos em Jaraguá do Sul, dois em Schoereder e um em Guaramirim.

Joinville apresenta quatro casos confirmados, Florianópolis e Porto União têm três, cada uma. A situação é caracterizada como surto da doença. Outros sete casos seguem sob investigação.

 

Segundo informa a Dive, o surto que continua neste início de 2020 começou em julho do ano passado.

Em 2019, durante 23 semanas consecutivas, foram confirmados 285 casos e 37 estão continuam sob investigação. A faixa etária mais atingida foi de adultos jovens com idade entre 15 a 29 anos.Em 2019, Joinville teve 129 casos, e Florianópolis, 38.

Sobre o sarampo

 

O sarampo é uma doença respiratória, que apresenta aparecimento de erupções cutâneas vermelhas agudas, extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

O sarampo é transmitido seis dias antes e quatro dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.

Sintomas e recomendações

Os sintomas do sarampo são:

  • febre alta
  • tosse
  • coriza
  • olhos avermelhados
  • manchas vermelhas no corpo

Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde para avaliação clínica e é muito importante que, nesse caso, evitem a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas.

A vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger