A partir de 5 de dezembro, os consumidores joinvilenses terão mais tempo para fazer suas compras de Natal no comércio de rua, conforme sugestão de horário de funcionamento do Sindicato do Comércio Varejista de Joinville (Sindilojas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

De acordo com a recomendação, no dia 5 (sábado), as lojas de rua devem ficar abertas até as 17h. No dia 6 (domingo), das 14h às 20h. Na semana de 7 a 11 de dezembro (segunda a sexta-feira), até as 20h. Já no sábado (12), o comércio funciona até as 18h, enquanto no domingo (13), das 14h às 20h.

De 14 a 18 de dezembro (segunda a sexta), o comércio de rua pode funcionar até as 21h. No dia 19 (sábado), até as 19h. No domingo (20), das 10h às 19h, enquanto de 21 a 23 de dezembro (segunda a quarta), as lojas podem atender até as 22h. Na véspera de Natal (24), até as 14h.

Shoppings

Nos shoppings de Joinville, a alteração de horários nas lojas comerciais ocorre somente aos domingos. A partir de 6 de dezembro, podem atender das 10h às 20h. No dia 24, as lojas funcionam até as 16h.

Tanto as lojas do shopping quanto o comércio de rua estarão fechados nos dias 25 de dezembro (sexta-feira/Natal), 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro.

 

Orientações jurídicas sobre o horário natalino

O departamento jurídico do Sindilojas chama a atenção dos lojistas para algumas questões em relação à ampliação dos horários de atendimento em dezembro. As empresas que decidirem seguir o horário natalino sugerido devem ficar atentas aos seguintes pontos:

• A extensão da jornada do empregado não pode superar duas horas diárias, ou seja, o empregado só poderá fazer duas horas extras por dia, respeitando a legislação trabalhista vigente.

• As horas extras deverão ser quitadas em folha de pagamento.

• Existe a possibilidade de compensação das horas extras trabalhadas, mediante acordo individual ou coletivo

 

 

Fonte: CDL

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger