Os candidatos terão de responder 50 questões
Foto Divulgação

Os candidatos terão de responder 50 questões Foto Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou os locais de prova do Vestibular de Inverno 2018, que ocorrerá em 10 de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. A seleção tem 6.336 inscritos para 1.048 vagas de 37 cursos gratuitos de graduação presencial.

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui

Para evitar problemas no dia do vestibular, os candidatos precisam verificar antecipadamente, no site oficial, as salas onde deverão realizar a prova objetiva e a redação.

Além disso, a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc (Covest) recomenda que os candidatos vejam os dados de inscrição e, se houver necessidade, peçam correção até 30 de maio. Não será possível, porém, solicitar retificação dos seguintes campos: cidade de prova; língua estrangeira; curso; e modalidade de inscrição (não optante e optante de cota).

Locais

O Vestibular de Inverno da Udesc ocorrerá nos seguintes locais:

Balneário Camboriú: Escola Maria da Glória

Chapecó: Escola Druziana Sartori

Florianópolis: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - CTC, CCS e CSE

Ibirama: Escola Gertrud Aichinger

Joinville: Campus da Udesc (CCT)

Lages: Campus da Udesc (CAV)

Laguna: Campus da Udesc (Ceres)

São Bento do Sul: Escola Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho

 

As provas também serão aplicadas para detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sisu, com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 31,30 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 27,10; e Bacharelado em Educação Física, também na Capital (Cefid), com 13.

Os cursos mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública são Medicina Veterinária (41 por vaga), Fisioterapia (37) e Bacharelado em Educação Física (22,6). Entre os candidatos negros, a maior procura é por cursos da Udesc Cefid: Fisioterapia, com 13 por vaga; Licenciatura em Educação Física, com 10; e Bacharelado em Educação Física, com 9.

O cursos do Vestibular de Inverno são oferecidos em:

Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;

Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;

Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia;

Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;

Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;

Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;

Joinville (CCT): Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);

Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;

Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha);

Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;

São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.

Na manhã de 10 de junho, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.