Confira dicas da mamãe Karin Petermann para criar um pequeno leitor

Geral
sexta-feira, 10:04 - 21/04/2017

A leitura enriquece profundamente uma criança, sendo uma parceira importante no seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Nela, a criança recebe o estímulo da linguagem, seja oral ou escrita, além de ser uma excelente maneira de fortalecer os vínculos entre os pais e os filhos. E os benefícios de uma infância repleta de livros são vários – desde o estímulo da criatividade na criança até a expansão da sua mente e conhecimento geral. Para criar um pequeno leitor que tal seguir essas dicas:
1. Escolha um espaço e torne ele atraente
É importante os filhos terem o seu próprio espaço de leitura – um lugar confortável, calmo e que incentive o hábito de leitura. Então, reserve um cantinho da casa para expor os livros das crianças. Escolha uma parede vazia para que possa montar prateleiras, colocar um tapete no chão, alguns puffs e almofadas. Use e abuse da criatividade para que seu filho tenha vontade de mergulhar no mundo das letrinhas.
2. Dê o exemplo
Os filhos são um reflexo de seus pais. Se você deseja que seu filho seja um leitor, comece por você mesmo. Quem sabe você pode se aconchegar no cantinho dele para ler o seu livro do mês. Chame ele para ficar próximo de você nesse momento. Se a criança crescer em um lar onde existe o hábito da leitura naturalmente ela irá desenvolver esse hábito. Ler em voz alta vai fazer com que ele comece a assimilar os vários sons que existem em nossa língua.
3. Renovando o acervo
As crianças crescem e o seu gosto pelos livros muda. Por isso, quem sabe um passeio de sábado de manhã pelo sebo da cidade para procurar novas literaturas. Afinal de contas, lá sempre tem livros muito legais, de acordo com a idade da criança e com um precinho bacana. Além disso, existem sites como o Leiturinha, que contam com uma equipe especializada e ao assinar, eles enviam mensalmente novos livrinhos para suas crianças.
4. Organização também faz parte
Solicite a ajuda do seu filho para colocar em ordem os livros dele. Selecionem por autor ou por categoria para que ele possa se localizar entre suas literaturas. O fato dele fazer parte dessa organização vai estimulá-lo ainda mais e tenha paciência, porque no meio da organização ele vai encontrar um livro que fazia tempo que não lia e vai se distrair.
5. Crie uma rotina de leitura
Se vocês introduzirem a leitura diariamente na vida das crianças, elas vão adotar os livros como parte integrante de sua vida. E essa é uma das melhores maneiras para educar nossos filhos, pois vai fazer parte da sua rotina diária. O mais legal de tudo é que quando vocês menos esperarem, a casa vai ficar um silêncio, e nem é porque eles estão aprontando, mas sim porque as crianças vão estar lendo um livro sozinhas.
×