Confira como fica o tempo em Joinville e região neste início de semana

Foto Divulgação Secom/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

29/07/2019 - 10:07 - Atualizada em: 29/07/2019 - 10:35

A semana começa com o tempo encoberto e temperaturas amenas em Joinville e todo o Litoral Norte de Santa Catarina. Ao longo desta segunda-feira (29), pode haver pequenas aberturas de Sol e as temperaturas oscilam entre 15°C e 25°C.

Na terça-feira (30) chove pela manhã em Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. À tarde, a chuvinha vai embora e o Sol predomina, fazendo as temperaturas variarem entre 17°C e 24°C.

Já a quarta-feira (31) será de Sol e calor. Termômetros no Litoral Norte ficam entre 16°C e 26°C.

Inverno segue ameno e primavera com temperaturas em elevação

Nesta segunda-feira (29), o Ciram/Epagri divulgou uma nota com a previsão climatológica para os meses de agosto, setembro e outubro. No texto, o órgão diz que o inverno seguirá ameno e primavera com elevação na temperatura.

O trimestre segue com a tendência de chuva próxima a abaixo da média e mal distribuída, alternando períodos de chuva e mais secos. O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente.

Destaque

Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Agosto é um dos meses com menos chuva em Santa Catarina, com dias ensolarados e ar mais seco.

O risco de temporais com granizo e ventania é menor em agosto e, com a primavera passa a ser mais frequente associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Complexos Convectivos de Mesoescala mais comuns a partir de setembro.

Chuvas

Em agosto. os valores de chuva variam de 90 a 130 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto. Em setembro, o volume de chuva aumenta em relação agosto, variando de 110 a 130 mm no Litoral Sul e de 130 a 170 mm no Planalto.

Em outubro, o volume de chuva permanece entre 130 a 170 mm no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto.

No trimestre, a ocorrência de ciclones extratropicais no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina provocam ventos fortes e persistentes, mar muito agitado e por vezes ressaca com perigo a navegação de embarcações de médio e pequeno porte, assim com danos em áreas costeiras no litoral catarinense.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger