A Prefeitura de São José, por meio do Setor de Engenharia da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, informa que desde as 7 horas deste domingo, algumas ruas do bairro Areias tiveram sentido alterado. A mudança foi necessária para dar mais fluidez ao trânsito nas vias que compõe o binário da região e diminuir o congestionamento na Avenida Osvaldo José do Amaral (Avenida das Torres).

 

Confira as mudanças

  • A Rua Independência deixou de ter sentido duplo e passou a ter sentido único do bairro para a BR 101. Com a mudança, via terá estacionamento permitido em ambos os lados e uma faixa de trânsito para os veículos.
  • A Rua Villa Lobos teve também uma faixa de rolamento, mas estacionamento permitido em apenas um dos lados da via. A via também passou a ter sentido único do bairro para a BR 101.
  • Nas ruas Francisco Jacinto De Melo e João José Martins a alteração foi de sentido duplo para sentido único, da BR-101 para o bairro. A Rua Francisco Jacinto de Melo teve uma faixa de rolamento, estacionamento em um dos lados e ciclofaixa bidirecional no outro lado. A Rua João José Martins teve faixa de rolamento, ciclofaixa bidirecional em um dos lados e proibição de estacionamento no lado oposto.
  • Na interseção da Rua João José Martins com a Avenida das Torres houve o fechamento da rotatória e a mudança dos pontos de retorno. Quem for trafegar em direção ao bairro Potecas ou no sentido Sul da Avenida deve fazer a conversão à direita na Avenida das Torres e realizar o retorno próximo ao Centro de Distribuição da Renner. No local tem dois retornos: um para veículos leves e outro para veículos pesados.
  • Os veículos que estiverem trafegando no sentido do Bairro Areias ou sentido Serraria devem realizar a conversão à direita e utilizar o novo retorno criado em frente à Rua Villa Lobos. Nesse local os motoristas podem decidir entre acessar o bairro Areias, continuando pela Rua Villa Lobos, ou retornar para a Avenida das Torres no sentido Serraria.

 

Ilustração PMSJ

 

Avenida das Torres

Além destas mudanças, foram abertos dois novos retornos na Avenida das Torres. Um é para acesso dos veículos para o Bairro Areias e o outro para os veículos leves realizarem a manobra para retornar à Avenida das Torres.

 

Redutores

Para facilitar a travessia dos veículos e, principalmente, dos pedestres, foram instalados redutores de velocidade, faixas de travessia de pedestres e lombada nos pontos necessários para garantir a devida fluidez do trânsito no local. Será construído um novo passeio no canteiro central para direcionar os pedestres para o ponto mais seguro de travessia.

As alterações são necessárias porque a rotatória existente hoje não tem a preferência de tráfego e não tem raio suficiente para funcionar como deveria. Assim, o cruzamento opera como se não houvesse rotatória no local, aumentando o número de conflitos na interseção.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp