O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), considerado o maior festival-escola da América Latina, contará com uma série de atrações até o próximo dia 28, em Jaraguá do Sul. A programação passa por concertos com a Orquestra de Câmara, Cordas, Harpas, Big Band e a apresentação da Ópera João e Maria, clássico infantil que terá direção do americano Harry Silverstein, que veio ao Brasil, exclusivamente para essa produção. Todas as apresentações são gratuitas, mediante retirada de ingressos, antecipada, na Secretaria da SCAR.

Um dos destaques é a homenagem ao compositor e maestro catarinense, Edino Krieger, falecido recentemente, que será realizada nesta quarta-feira, dia 25, às 20h30. Serão apresentadas quatro de suas obras: “Sonatina para piano”; “Canção do Violeiro”; “Brasiliana, para Viola e cordas”; e “Serenata a cinco”.

A família do compositor virá de Brusque para a homenagem. Edino Krieger foi um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional. Em seguida, a Orquestra de Professores termina a noite apresentando a “Sinfonia nº 2”, de Jean Sibelius, com regência de Gordon Hunt.

Já na quinta – feira, dia 26, às 20h30, o público poderá assistir um concerto de gala, uma das atrações mais esperadas do Festival.

Fotos: Diego Redel/ We art

 

“Neste concerto traremos o melhor do FEMUSC para o prazer do público, das autoridades e patrocinadores. Vamos mostrar um pouco de tudo que o festival oferece. Teremos a Big Band, a Orquestra de Violões, a Orquestra de Harpas e a Orquestra Filarmônica do FEMUSC Jovem. A noite também contará com a apresentação de um dos nossos alunos de piano, o Elton John Shockness Julien, um pianista de primeira, que não perde um FEMUSC, e que vai apresentar uma obra muito complexa do compositor russo Alexander Scriabin”, salienta o maestro Alex Klein.

Ópera João e Maria

A ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças na sexta-feira, dia 27, às 20h30. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que veio dos EUA ao FEMUSC exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos.

O Pássaro de Fogo

No último dia do festival, dia 28, sábado, às 20h30, será apresentado o último movimento da “Sinfonia n.º 4”, de Johannes Brahms, com a orquestra liderada pelo maestro Simon Bernardini. Em seguida, a obra “O Pássaro de Fogo”, uma das composições mais famosas de Igor Stravinsky, com regência do maestro Roberto Duarte.

Sobre o FEMUSC

O FEMUSC acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece entre 8 e 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br.

SERVIÇO:
18ª edição do FEMUSC
De 8 a 28 de janeiro de 2023
Local: Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC, e diversos espaços da cidade.
Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br