A quinta-feira (31) deve ser o dia mais quente desta semana. É o que indica a previsão do tempo dos meteorologistas da Ciram/Epagri. Joinville deve registar 40°C, com sensação térmica ainda mais elevada. A mínima para esta quinta não baixa dos 25°C.

Toda esta onda de calor forma tempestades que chegam ao Litoral Norte no final do dia. Há alertas de trovoadas, rajadas de vento e até queda de granizo, mas tudo de forma isolada. Em Araquari e Barra Velha as rajadas de vento ficam entre 25 km/h e 30 km/h.

Na sexta-feira (1) o dia amanhece um pouco mais nublado e pode chover de forma isolada no início da manhã e no final do dia. No decorrer da manhã e à tarde o Sol volta a brilhar forte. Temperaturas oscilam entrem 26°C e 39° em Joinville e Itapoá. No final do dia pode haver temporais isolados.

Fim de semana

No primeiro fim de semana de fevereiro a onda extrema de calor dá uma leve trégua. Sábado e domingo deve ter temperaturas entre 23°C e 31°C em Joinville Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Os dias começam nublado, mas o Sol acaba tomando conta no decorrer da manhã até a tarde. Temporais seguem na mesma rotina da semana.

Verão vai terminar com temperaturas acima da média

De acordo com o boletim climatológico divulgado pela Ciram/Epagri nesta semana, Santa Catarina deve fechar o verão com dias bastante quentes, assim como foi esta semana. A chuva para o próximo trimestre também fica acima da média, principalmente em fevereiro.

Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, com média mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm.

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

Quer receber as notícias no WhatsApp?