Por Leonardo Koch
O alerta de grandes volumes de chuva em toda Santa Catarina segue, segundo a Defesa Civil de Jaraguá do Sul, mas até o momento não há pontos de alagamentos na cidade. O volume de chuva registrado nas últimas 24 horas, conforme atualização na manhã desta segunda-feira (5), foi de 40 milímetros.
A Defesa Civil informou ainda que as condições de nível dos rios estão dentro da normalidade. Os rios Itapocu e Jaraguá estão baixando e o rio Itapocuzinho está 1,43 metro acima do normal, porém, a situação é considerável estável. Há riscos de deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado de Santa Catarina no Oeste, Meio-oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Para evitar danos maiores em caso de desastres naturais, a Defesa Civil informa que moradores devem deixar suas casas ao observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências e acione pelo 199 ou pelo Corpo de Bombeiros 193.
Nos municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí, a preocupação é crescente. Os municípios de Ituporanga, Rio do Sul e Agrolândia já sofrem a consequência das chuvas. Na região Serrana, Lages também foi bastante afetada. No momento (por volta das 15h desta segunda-feira (5) não está chovendo no município, mas por toda cidade há pontos de alagamentoa, muito barro, desmoronamentos e várias famílias desabrigadas. “E o pior é que vem mais chuva”, relata uma moradora.
(Correnteza em ponte próximo ao mercado Hiper Economia na cidade de Agrolândia em Santa Catarina.) Vídeo: Redes Sociais/Divulgação
Leia mais:
– Novos deslizamentos registrados em Corupá colocam Defesa Civil em alerta