Conferência Municipal de Cultura ocorre nesta semana em Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Anna Carolina Vavassori

28/08/2019 - 16:08 - Atualizada em: 28/08/2019 - 16:16

Nesta sexta-feira (30) e sábado (31), ocorre a 7ª Conferência Municipal da Cultura de Joinville, na Casa da Cultura.

A Conferência tem o objetivo de discutir três eixos culturais propostos, subsidiar o acompanhamento da execução das metas e ações do Plano Municipal de Cultura e refletir se os resultados alcançados atendem aos propósitos definidos no Plano Municipal de Cultura.

Além disso, a conferência validará a eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil.

Realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a programação da Conferência inicia na sexta-feira (30), às 18h30, com o credenciamento dos participantes.

Como atração especial da noite, a camerata de violões da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville, se apresenta às 19h30.

Em seguida, a partir das 20h15, inicia o debate do Eixo I – Cultura, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, com a participação especial do gestor cultural com ênfase em Cultura e Criatividade, Decio Coutinho.

Com ampla atuação em âmbitos nacional e internacional, o palestrante vai contextualizar a temática no atual cenário mundial, apresentar conceitos de economia criativa e abordar questões como inovação e sustentabilidade como processo de transversalidade entre vários setores. Também apresentará experiências de sucesso relacionadas a temas como imaginação, criatividade, diversidade e inovação.

A programação de sexta-feira encerra às 22h, com atividade interativa onde os presentes poderão colaborar com o “Mural Cultura Livre”. No cartaz, confeccionado por alunos e professores do curso de Artes da Escola de Artes Frtiz Alt, os participantes terão a possibilidade de escrever livremente sobre a cultura.

No sábado, às 8h30, a Conferência retoma suas atividades. Às 9h, inicia a roda de conversa sobre o Eixo II – Plano Municipal de Cultura – Planos e Proposições. À frente do tema, estará o diretor executivo da Secult, Evandro Censi, que falará sobre as 29 metas propostas pelo Plano Municipal de Cultura, as ações concluídas e as que estão em andamento, conduzidas pela gestão municipal.

Após intervalo para o almoço, a programação reinicia às 14h, com apresentações culturais do coletivo poético Slam J.O e do Grupo Folclórico Germânico Oldenburg. Na sequência, palavra livre para os conferencistas apresentarem sugestões de proposições e moções para o próximo Plano Municipal da Cultura, a ser elaborado em 2021.

Às 15h, terá início a plenária do Eixo III – Cenário, Estratégias e Proposições para Políticas, Gestão e Produção Cultural, que será conduzido pelo produtor cultura Qiah Salla.

A apresentação e validação dos conselheiros representantes da Sociedade Civil, indicados para o mandato 2020-2022, assim como a leitura e aprovação das moções, serão temas da plenária final do evento.

A 7ª Conferência Municipal da Cultura é aberta à comunidade e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (29), pelo site da Prefeitura de Joinville. Também será possível se inscrever no momento do evento.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger