Imóveis de Florianópolis são autuados na blitz do Se Liga na Rede

Os imóveis fiscalizados são escolhidos conforme histórico de denúncias | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/11/2018 - 06:11

A Blitz Se Liga Na Rede iniciou a semana fiscalizando ligações de esgoto dos imóveis localizados nas proximidades da Lagoa das Docas, na região de Ponta das Canas, Norte da Ilha. A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), por meio da Vigilância em Saúde, Floram e Programa Floripa Se Liga Na Rede, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) mobilizaram a força-tarefa para atender uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Dos cinco locais vistoriados pelas equipes na manhã desta segunda-feira (19), apenas um estava em situação regular e o responsável apresentou Habite-se sanitário.

Condomínios foram vistoriados na blitz Se Liga na Rede | Foto PMF/Divulgação

O caso mais grave identificado pelos fiscais envolveu um condomínio na Rua Alcina Jannis, que estava com a fossa ainda em funcionamento, mesmo contando com rede coletora de esgoto em operação.

O proprietário foi intimado pela Vigilância em Saúde a aterrar a fossa; instalar caixas de gordura para a sala térrea e para todos os apartamentos do residencial; promover limpeza regular das caixas de gordura e cobrir tanque na cobertura e em torneiras externas.

Outra fossa em funcionamento foi identificada em um condomínio na Avenida Boiteux Piazza. A Vigilância lavrou auto de intimação para o responsável, que deverá providenciar nos próximos dias a desativação da fossa, o reparo da caixa de gordura que apresentou infiltração e instalar o dispositivo para todos os apartamentos.

Os outros dois imóveis em situação irregular também apresentaram inadequações na caixa de gordura e caixa de passagem.

A Blitz Se Liga Na Rede já passou por Av. Beira-Mar Norte, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche e Joaquina. Foram fiscalizados um shopping, dois hotéis, um posto de combustível, 27 condomínios, seis residências e doze estabelecimentos comerciais, incluindo os restaurantes da Joaquina.

Dos 49 imóveis visitados, cinco estavam em situação regular no ato da fiscalização e pelo menos dois buscaram se adequar e já receberam a liberação da Vigilância em Saúde. Os demais tiveram processo administrativo aberto no órgão sanitário e/ou Floram.

Os imóveis fiscalizados na Blitz Se Liga Na Rede são escolhidos conforme histórico de denúncias e irregularidades contidos no banco de dados dos órgãos sanitário e ambiental e Casan.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?