Concurso de Jardins da Festa das Flores está com inscrições abertas

Quesitos analisados serão harmonia, manutenção, recursos paisagísticos, vigor, estado das plantas e dimensão do jardim | Foto Divulgação Arquivo/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

11/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 11/02/2019 - 11:29

Até o dia 4 de março, estão abertas as inscrições gratuitas para a Categoria Especial do Concurso de Jardins da 81ª Festa das Flores de Joinville.

Neste ano, o Concurso de Jardins da Festa das Flores chega à sua 40ª edição e celebra a tradição do cultivo de flores em Joinville, preservada por centenas de residências, empresas, escolas, praças e canteiros que participaram da competição durante as últimas décadas.

O regulamento e a ficha de inscrição do Concurso de Jardins da Festa das Flores 2019 estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.  O período de inscrições para as demais categorias do Concurso de Jardins da 81ª Festa das Flores será divulgado posteriormente.

Categoria Especial

Recente na história do Concurso de Jardins, a Categoria Especial foi lançada em 2018 e premia os espaços que ajudam a tornar a cidade ainda mais bonita durante o ano todo. Por isso, os participantes desse grupo passam por quatro avaliações entre os meses de abril e outubro.

A Categoria Especial é aberta a residências urbanas e rurais, empresas, escolas e espaços mantidos pelo programa Parceria Verde e elege os três mais belos jardins, independentemente do seu segmento ou localização.

Assim como nas demais categorias, os quesitos analisados serão harmonia (entre plantas e o espaço do jardim como todo), manutenção (estado de manutenção do jardim como todo), recursos paisagísticos (aspecto visual global e elementos como decks, pergolados, fontes, lagos, pedras, floreiras etc), vigor, estado das plantas (aspecto saudável das folhagens e gramados) e dimensão do jardim (extensão do espaço).

Os interessados em participar da Categoria Especial deverão enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para os e-mails fran.martins@joinville.sc.gov.br ou andreia.lampugnani@joinville.sc.gov.br, ou entregar o documento na SAMA (rua Anita Garibaldi, 79, das 8h às 13h30), na Unidade de Desenvolvimento Rural da SAMA (Rodovia SC 418 – KM 0, das 7h às 13h), na SECULT (Centreventos Cau Hansen, 3º andar das 8h às 14h) e na AJAO (rua Saguaçú, 212, das 13h às 17h).

Avaliação

A avaliação dos jardins será realizada pela Comissão Julgadora formada por técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, Secretaria de Cultura e Turismo e da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas. Durante o ano, a equipe fará quatro visitas aos jardins inscritos em datas e horários previamente agendados.

A divulgação dos ganhadores será juntamente com a premiação das demais categorias do Concurso de Jardins, durante a 81ª Festa das Flores, que acontece de 12 a 17 de novembro.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?