A III Conferência Estadual de Educação (Conae/SC) começa amanhã, dia 9 de outubro, em São José (no Golden Hotel), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e pelo Fórum Estadual de Educação.

Cerca de 600 representantes de entidades e segmentos ligados à área da educação de todo o Estado participam do evento com o objetivo de monitorar e avaliar o Plano Nacional de Educação e propor políticas públicas para o cumprimento das metas.

A cerimônia de abertura acontece às 16h30, com a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, o secretário-adjunto Gildo Volpato, e as professoras Gilvânia Nascimento, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME), Cássia Ferri (Furb) e Maria Ester Galvão de Carvalho, do Fórum Nacional de Educação.

"É importante toda a sociedade ter a oportunidade de refletir e dialogar sobre a política educacional de Santa Catarina e do país", destaca a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Darli de Amorim Zunino.

No dia 10 de outubro, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para analisar oito eixos específicos, como a Valorização dos Profissionais da Educação - formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e a Gestão, Transparência e Controle social no Financiamento da Educação.

O tema central da Conae 2018 é "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica"

Profissionais da educação, 36 representantes das Gerências e Unidades de Educação da SED espalhadas pelo Estado, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais e estaduais debatem as propostas elaboradas e deliberadas nos encontros realizados nas conferências municipais e intermunicipais, no primeiro semestre.

Ao final desta etapa estadual, elaboram um documento único a ser levado para a Conae Nacional, que será realizada em novembro, em Brasília. Também serão eleitos os 27 delegados que representarão Santa Catarina no encontro nacional.

Conferência: dias 9 e 10 de outubro
Cerimônia de abertura: dia 9, às 16h30
Local: Golden Hotel (R. São Benedito, 50, bairro Serraria, São José, Grande Florianópolis)

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?