Foi pelas mãos de crianças, voluntários, atletas, servidores públicos e autoridades municipais que o bosque da Arena Jaraguá começou a ganhar forma na manhã de quarta-feira (3). Juntas, as cerca de cem pessoas plantaram 520 mudas de árvores em uma área de 3,6 mil metros quadrados, localizado na lateral do ponto turístico.

Foram doados pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) 20 manacás, 100 quaresmeiras e 400 pés de árvores frutíferas, entre eles o de ingá, goiaba, pitanga, acerola e jabuticaba.

Apenas a estudante Barbara Valentina, da escola municipal Albano Kanzler, plantou quatro mudas durante a ação. Sem medo do contato com a terra, a menina garante que esta não foi a primeira vez que fez o cultivo de uma árvore e que adora estar em meio à natureza.

Com as amigas, Barbara plantou quatro árvores no bosque da Arena | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Já o voluntário Wayner Oliveira, do programa Jaraguá Mais Saudável, levou a filha Ísis, de quatro meses, e a esposa Schaine Silva para o momento especial. "É importante promover essas ações, são coisas que envolvem toda a cidade", aponta.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lucia Petry, destaca que além do bosque e a implantação do parque da Arena, que será oficialmente inaugurado no dia 13 de julho, Jaraguá do Sul nos próximos meses terá a Praça Ângelo Piazera reformada, o Parque Linear da Via Verde pronto e, ainda, o Parque da Inovação, que também já está em obras.

Lunelli e Natália plantaram a primeira muda do novo espaço | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Durante a cerimônia, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli também reforçou que essa é uma das áreas de lazer que a gestão pretende entregar para a comunidade jaraguaense. Conforme Lunelli, a população merece espaços de qualidade para as horas livres e isso fortalece o convívio social e a valorização da natureza.

Natália acredita que as áreas públicas são um incentivo para as crianças "voltarem a fazer coisas de crianças" e preservarem o meio ambiente.

"Daqui a dez anos imagino esse bosque florido, as árvores frutíferas carregadas e a população colhendo os frutos. A Arena já é um cartão postal, mas ficará ainda mais conhecida e totalmente arborizado", declara.

Novo parque

Além das obras de reforma, a Arena Jaraguá tem se tornado cada vez mais um espaço de lazer para crianças. O novo parquinho reúne centenas de meninos e meninas aos fins de semana.

Outros R$ 730 mil, do Ministério dos Esportes, devem ser liberados nas próximas semanas para construção de calçadas e finalização do asfalto.

Um campinho de areia e uma academia ao ar livre também estão projetados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger