Comunidade Batista Vida Nova prepara espetáculo de Natal neste fim de semana

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

13/12/2018 - 05:12

Árvores, esquilos e uma maneira diferente de contar a história do Natal, mostrando o quanto ele pode despertar o sentimento de compaixão, respeito e amor. É a partir de uma história lúdica, com linguagem acessível e capricho nos detalhes que a Comunidade Batista Vida Nova promete  encantar no fim de semana.

O espetáculo “A casa-árvore dos esquilos” pode até parecer apenas mais um conto infantil, mas vai além. Uma pequena garotinha conversa com os avós depois que ela teve uma experiência ruim na escola.

A partir daí, surgem as dúvidas sobre o Natal, prontamente sanadas pelos avós tendo como pano de fundo uma história lúdica que envolve uma família de esquilos.

O texto foi escrito pelo pastor Darci Modes e será apresentada no próximo sábado (15) e domingo (16), às 20h, na igreja, que fica no Centro de Jaraguá do Sul.

A coordenadora do espetáculo, Stephanie Barreto, conta que esta é a quarta edição do evento de Natal. Neste ano, cerca de 100 pessoas estão envolvidas na produção entre atores, coralistas e bailarinos.

São 80 pessoas efetivamente em cima do palco e aproximadamente 20 nos bastidores que envolvem figurino, cenário, iluminação, sonoplastia e todos os detalhes que enriquecem o espetáculo. “Há aqueles que fazem o trabalho por trás das cenas, muita gente que não aparece, mas é fundamental para o espetáculo”, ressalta.

A preparação de meses tem razão de ser, explica Stephanie. Todos os envolvidos no espetáculo são voluntários da comunidade e para que tudo fique pronto, a preparação e organização são fundamentais. “Trabalhamos na Páscoa e no Natal. Quando terminamos um, começamos a pensar no próximo”, explica.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A escolha por uma história lúdica, ressalta a coordenadora, tem como objetivo atrair e cativar o público da comunidade que, reforça ela, é muito variada.

“Pensando nisso, a gente tenta fazer uma junção que consiga cativar todo esse público, para que todo mundo saia feliz e entendendo a mensagem que queremos passar”, destaca.

Para Stephanie, embora o sentido do Natal seja conhecido por todos, é preciso reforçar e esse é um papel muito importante para a comunidade cristã.

“Precisamos reforçar a mensagem do Natal, mostrar que Jesus, o nosso salvador, veio para a terra para que pudéssemos nos reconciliar com Deus sem nenhum empecilho. Essa é a mensagem do Natal”, salienta.

Música, teatro e dança integram espetáculo

No palco, 80 artistas tornam o espetáculo real diante dos olhos da comunidade e, para que “A casa-árvore dos esquilos” ganhe vida, os detalhes e o esmero são fundamentais. Assim, explica a coordenador Stephanie Barreto, toda a peça foi pensada de maneira a aproveitar as mais diversas formas de arte e cultura.

Coral, teatro e dança se integram formando a magia do Natal de forma lúdica e para todas as idades. “É uma apresentação toda costurada, onde um complementa o outro. Cada um tem papel fundamental para que o espetáculo ocorra”, garante.

A expectativa é de receber cerca de 500 pessoas em cada noite de espetáculo, afirma a coordenadora. Nas duas noites, a apresentação inicia às 20h.

Com entrada gratuita, a comunidade pede que o público leve um quilo de alimento como doação. Os alimentos arrecadados serão doados a famílias vulneráveis da região, explica Stephanie.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?