A primavera inicia oficialmente nesta quinta-feira (22) às 22h04 (horário de Brasília). O mês de setembro vai seguindo com chuvas próximas da média climatológica na maior parte do estado e com temperaturas que seguem próximas ou abaixo da média climatológica, com períodos de frio e calor em um curto espaço de tempo.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, setembro ainda pode ter alguns eventuais períodos de chuvas.

"Um sistema de baixa pressão ou frente fria podem proporcionar alguns temporais e tempestades. Nessa época é muito comum ter incidência de raios, granizos, trovoadas, ventanias e vendavais, porque é uma época que tem muita transição de massa de ar frio com massa de ar quente".

Piter ressalta que essa condição não é generalizada. Quanto mais próximo de outubro, novembro e dezembro o tempo vai secando e a chuva é pouco significativa.

"Em alguns momentos podem ter um episódio de tempestade, com chuva granizo e ventania e em outros momentos será uma sequência de dias com tempo bom e predomino do sol"

O frio fora de época ainda vai estar presente em outubro e novembro. Esses períodos de frio podem proporcionar geadas, principalmente nas áreas altas do estado.

As pancadas de passageiras de verão devem acontecer em dezembro devido ao calor e maior umidade presente nas primeiras camadas da atmosfera.