As mulheres que amamentam crianças de seis meses a um ano também já podem ser imunizadas contra a Covid-19, a partir deste sábado (26). A vacinação segue, também, para os grupos já contemplados anteriormente.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir deste sábado (26), mulheres sem comorbidades, acima de 18 anos, e que amamentam crianças de seis meses a um ano também já podem ser imunizadas contra a Covid-19.

Para serem imunizadas contra a Covid-19, estas mulheres deverão passar por avaliação dos riscos e benefícios, feita pelo médico que acompanha o bebê. Esta avaliação deve ser apresentada no momento da vacina, assim como apresentar a declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, acompanhada de documento de identidade com foto e comprovante de residência.

No caso de a mulher estar sendo atendida na rede pública de saúde, a orientação é para que aguarde a consulta mensal de rotina do bebê, que acontece até os dois anos, dependendo da necessidade de acompanhamento.

A vacinação segue as mesmas orientações técnicas emitidas pelo Programa Nacional de Imunizações, inclusive quanto ao tipo de imunizante a ser utilizado, bem como o calendário definido pela Secretaria Estadual de Saúde na Nota Técnica Nº 029 GEDIM/DIVE/SUV/SES:

1. Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho;

2. Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho;

3. Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho;

4. Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação também é condicionada à disponibilidade de vacinas que são enviadas ao município através da Secretaria de Estado da Saúde.