O advogado tubaronense Marivaldo Pires é um dos candidatos à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina por meio do Quinto Constitucional, dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público.

Marivaldo é advogado há 19 anos e, durante a trajetória, já foi Assessor Jurídico dos municípios de Pescaria Brava e Capivari de Baixo e, Procurador Municipal em Tubarão. Dentro da OAB, atuou como Tesoureiro da entidade tubaronense, e por três mandatos foi Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina.

“Comparo os desafios da candidatura ao cargo de desembargador com os mesmos do início da carreira na advocacia. Para mim será um recomeço na área, mas com a mesma vontade de fazer a diferença, somando minha experiência na advocacia pública e privada às decisões jurídicas”, frisa o candidato.

Na sabatina marcada para dia 29 de outubro, os candidatos terão um total de 15 minutos de fala, sendo três destinados às apresentações e 12 às respostas de perguntas formuladas pela Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla e por conselheiros estaduais da OAB/SC. Ao final, serão eleitos os 12 nomes que vão ser submetidos à votação direta e online dos advogados e advogadas catarinenses.

“Na última votação houve recorde de participação, com quase 11 mil votos. É nesse momento que nós advogados podemos ser inseridos no Judiciário para somar nossas experiências às dos Magistrados e, juntos, contribuir para uma justiça melhor para o cidadão catarinense”, destaca Marivaldo.