Nesta quinta-feira (29), na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, em Jaraguá do Sul, será realizado o lançamento do segundo volume da antologia 'Elos da Língua Portuguesa", que reúne 83 escritores do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau. A anfitriã do evento, que terá início às 14h, com encerramento previsto para as 17h, será a escritora jaraguaense, Laura Flôres, que também participa do livro.

A fundadora e presidente da Tertúlia Lusófona - entidade que visa levar a língua portuguesa para os filhos de pais que saem dos países que falam o português e vão morar em lugares que falam outros idiomas - e uma das coordenadoras do 'Projeto Elos da Língua Portuguesa', Samira Aparecida de Camargo, informa que Jaraguá do Sul foi escolhida para o lançamento justamente porque conta com a participação da jaraguaense Laura Flôres neste segundo volume, que homenageia a Guiné-Bissau.

Na sexta-feira (30), o livro será lançado na Biblioteca Pública de SC, em Florianópolis.

Presidente e fundadora da Tertúlia Lusófona, Samira Aparecida de Camargo | Foto: Divulgação

Samira destaca que o fundador de honra da Tertúlia Lusófona reside na cidade portuguesa de Cascais. "Ele é um português que teve a experiência de morar 20 anos na África e 40 anos no Brasil. E soube o valor de preservar a 'Língua de Herança'", diz ela, que convidou a Associação Portuguesa de Poetas (APP) e a Academia Brasileira de Escritores (Abresc) para serem parceiras do projeto.

Cada volume lançado homenageia um país

"Agora, vamos lançar a cada ano um volume homenageando um país que tem como idioma oficial a Língua Portuguesa. Os lançamentos são oportunidades de falarmos da importância da Língua Portuguesa e do quanto ela está inserida na globalização. Por isso, também teremos uma palestra a respeito do assunto durante o evento em Jaraguá", destaca Samira. "Neste encontro apresentaremos o projeto e convocamos a todos a olhar de uma modo especial para a grandeza do nosso idioma", completa.

O terceiro volume da antologia, já finalizado, vai homenagear Cabo Verde. O lançamento será no ano que vem, em Praia, capital daquele país.

Sobre o projeto

O 'Elos da Língua Portuguesa' é um projeto internacional que surgiu em 2018, através da iniciativa de Samira Aparecida de Camargo, com o objetivo de promover a amizade com escritores e leitores dos nove países que têm como idioma oficial a língua portuguesa: Brasil (na América), Portugal (na Europa), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe (na África) e Timor Leste (na Ásia). "Alunos, pais e professores ficam encantados quando falamos que podemos dar uma volta ao mundo apenas passando pelos países falantes da Língua Portuguesa", comenta Samira.

O primeiro volume lançado explica a sua jornada de 10 anos. "Em 2021, iniciamos as homenagens aos países lusófonos, com lançamentos em Lisboa, Porto e Cascais, em Portugal, e na Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha", informa Samira. "O projeto iniciou com 33 escritores e neste segundo volume já temos 83 escritores", ressalta. A intenção é lançar, ao todo, dez volumes.

Laura Flôres acompanhou Samira nos lançamentos do livro em homenagem a Guiné-Bissau, em Portugal, em abril deste ano. No lançamento em Berlim, também em abril, esteve junto com ela, a presidente da APP, Maria Graça Melo

A língua portuguesa como segundo idioma

De acordo com Samira, muitos outros países já estão colocando na grade curricular como segundo idioma a língua portuguesa. "Visitamos uma escola em Berlim que oferece como segundo idioma a língua portuguesa. Fizemos palestras em três salas de aula, onde encontramos alunos dos países lusófonos e também alunos alemães, e uma manhã de contação de histórias para crianças de uma escola de Berlim, que eram filhos de pais lusófonos", conta.