Com bom humor, Dr. Bactéria fala sobre os hábitos ruins dos brasileiros

Na noite desta terça-feira (20), um dos principais nomes do Brasil quando o assunto é saúde e higiene, o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, fez uma “palestra show” no Teatro da Scar em um evento gratuito promovido pela UniSociesc Jaraguá do Sul.

Figueiredo, que criou o quadro Dr. Bactéria no programa Fantástico, da Rede Globo, palestrou sobre o tema “Hábitos errados: a importância da tomada de atitudes”. O Dr. Bactéria é formado em biomedicina, com especialização em saúde pública e marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Roberto Figueiredo alerta para alguns hábitos da população brasileira que fazem mal para a saúde. “Os hábitos errados são passados de pai para filho e você nem sabe o porquê disso. No mundo, existe cerca de dois milhões de pessoas que morrem por ano pela alimentação equivocada, por exemplo”, afirma o biomédico.

Dicas de saúde

O Dr. Bactéria explica erros comuns cometidos pelos brasileiros. “É errado colocar ovos em porta de geladeira, porque eles são perecíveis e precisam de refrigeração e o local que mais sofre com a mudança de temperatura é a porta”, esclarece.

Ele continua com as dicas. “Você não pode guardar uma cola como Super Bonder na porta da geladeira e tem gente que coloca. Isso é colocar produto químico junto do alimento”, explica Figueiredo.

Segundo ele, não se deve lavar carne, frango e arroz, porque isso retira cerca de 70% dos nutrientes destes alimentos. O biomédico afirma ainda que assoprar o bolo de aniversário é um perigo para a saúde, por causa do número de bactérias que saem da boca.

“A esponja da pia não pode ser usada por mais de uma semana, as pessoas usam ela um mês”, lembra Roberto Figueiredo. Além disso, ele afirma que o pano de louça deve ser lavado a cada vez que é usado.

Apoio da UniSociesc

Segundo o professor Flávio Sartori, diretor da UniSociesc Jaraguá do Sul, o evento foi promovido para comemorar o Dia do Profissional Biomédico, celebrado em 20 de novembro.

“A iniciativa promoveu o intercâmbio, a integração, a atualização e as discussões que propiciam o surgimento de novas ideias e novos conceitos entre acadêmicos e profissionais da área de saúde”, disse Sartori.

Foto Rafael Bahr

O Dr. Bactéria afirma a importância de cuidar desses pequenos detalhes. “A área da saúde é extremamente importante e graças a universidade eu pude falar um pouco sobre o assunto, tirando muitas dúvidas das pessoas que vieram no evento”, finaliza.

Roberto Figueiredo é autor dos livros “Programa de Redução de Patógenos”, “Como Não Comer Fungos, Bactérias e Outros Bichos Que Fazem Mal” e “Armadilhas de uma Cozinha”, da coleção Higiene dos Alimentos, e “Dr. Bactéria – Um guia para passar sua vida a limpo”.

O biomédico também escreve artigos na área de microbiologia e higiene de alimentos para sites, jornais e revistas técnicas.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?