Com 9.423 casos confirmados de Covid-19, Jaraguá do Sul segue em estado de alerta para a doença, se aproximando rapidamente dos 10 mil casos.

Nesta segunda-feira (7) foram confirmados mais 256 novos casos, o segundo maior número de confirmações em um único dia, após 19 de novembro, com 271 casos.

O secretário municipal da saúde, Alceu Gilmar Moretti, a prefeitura tem atuado com força desde março para combater a pandemia, com um comitê de ação junto à várias entidades regionais e ampliando os leitos de UTI e os canais de atendimento.

As últimas duas semanas vinham registrando uma queda no número de casos novos, rompida com os resultados desta segunda-feira. Agora, Moretti frisa a importância de cuidados coletivos.

"Sabemos que o vírus tem uma taxa de contágio muito alta e que é muito fácil para que todos os membros de uma família sejam contaminados rapidamente. Por isso pedimos a colaboração de todos", explica.

A Taxa de Reprodução do vírus está em 1,090, com tendência de crescimento vegetativo no número de casos. Atualmente, são 1.004 casos em tratamento, dos quais 29 estão internados em leitos de enfermaria e 26 em leitos de UTI no município.

Na semana passada, o Governo de Santa Catarina publicou um decreto com novas medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19.

O documento estabelece entre as principais medidas, limite diário de horário de funcionamento até meia-noite de atividades e serviços não essenciais; restrição de circulação de pessoas da meia-noite às 5h e ocupação máxima de 70% da capacidade no transporte coletivo urbano. O decreto é válido para todo o território catarinense, com vigência a partir das 23h deste sábado, 5, pelo prazo de 15 dias.

O decreto também estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em todo o território estadual, em espaços públicos e privados, com exceção dos espaços domiciliares.

Nesse caso, a medida vale enquanto durar o estado de calamidade pública para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Enfrentamento segue firme

No final do mês passado, Jaraguá do Sul emitiu um novo decreto com regras de enfrentamento. Restaurantes, lanchonetes e bares poderão receber clientes.

Todos os dias, até as 21h, sendo que o atendimento pode ser estendido por mais uma hora, até as 22h.

De acordo com o novo decreto municipal, entretanto, fica autorizada a execução de músicas com cantores individuais ou em dupla, desde que em som ambiente ou acústico.

Segundo a redação do documento, fica proibida “a execução de música por qualquer meio que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos”. A retirada de produtos no balcão ou o serviço de entrega estão permitidos até a meia-noite. As regras seguem em vigor.

A circulação de pessoas será permitida nos casos de atendimento de situação de emergência e para o funcionamento de atividades e serviços essenciais, também já estabelecidas em decreto.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul