Coluna assinada por João Andrade irá mostrar histórias de quem escolhe Jaraguá do Sul como lar

Por: Natália Trentini

16/05/2022 - 16:05 - Atualizada em: 23/05/2022 - 16:58

Valorizar histórias de pessoas que amam viver em Jaraguá do Sul, sejam conterrâneos, sejam vindos de outros lugares do Brasil ou do mundo. Essa é a proposta da coluna “Nascido aqui ou vindo de lá, meu lugar é Jaraguá”, que começa a ser desenhada no OCP pelo radialista, produtor e marqueteiro João Andrade. A coluna estreia no dia 21 de maio (sábado)

A ideia para a produção desse material, conta Andrade, surgiu de uma conversa entre amigos, motivada especialmente pelo carinho que faz pessoas de diferentes perfis e trajetórias escolherem o município como lar.

“Tem aquele que tem dinheiro, posses, pode morar em qualquer lugar, mas fica aqui por uma opção pessoal, que não é financeira. Tem quem é de fora, fica anos aqui para ganhar a vida, mas cria raízes e não volta mais”, comenta.

A proposta da coluna é ser um retrato vivo do município, trazendo histórias tradicionais, mas também abrindo espaço para as novas manifestações que chegam juntamente com pessoas de outros estados e países. Uma forma de mostrar essa diversidade cultural que hoje é realidade no município.

João Andrade que compartilhar histórias de entusiasmo com Jaraguá do Sul I Foto Laura Petry/OCP News

Andrade reforça que é um exemplo dessas histórias. Nascido em Recife, Pernambuco, ele cruzou com Pedro Bial e Cazuza trabalhando na TV Globo no Rio de Janeiro, esteve na organização do primeiro Rock In Rio, fez campanha política em várias capitais, entre outras inúmeras experiências profissionais pelo país.

Há 15 anos escolheu Jaraguá do Sul como casa e vibra com a possibilidade de valorizar histórias de quem, como ele, ama viver no município. “Eu sou um exemplo vivo de que poderia estar em qualquer lugar, e estou aqui”, diz.

“Queremos trazer quinzenalmente uma grande figura da história local e também pessoas que estão chegando e fazendo coisas boas pela comunidade, agregando”, comenta Andrade.

Um dos principais objetivos dessa coluna é reforçar os laços da comunidade local, valorizar boas histórias e mostrar a importância dessa troca e reconhecimento cultural. São inúmeras narrativas que convergem, comenta Andrade, no amor pelo lugar escolhido por todos para criar laços, para empreender, para estudar, ou seja, para viver.

“São muitas histórias que permeiam a cidade, Jaraguá do Sul é uma escolha do coração, deixou de ser aquela escolha por necessidade”.

Andrade comenta que está buscando apoiadores para o projeto e a ideia é lançar a coluna no segundo semestre.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp