Coleta de lixo volta a ser alternada com fim da Operação Verão em Florianópolis

Coleta vai acontecer nos balneários | Foto Comcap/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/03/2019 - 14:03 - Atualizada em: 12/03/2019 - 08:20

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que a coleta de resíduos sólidos volta a ser alternada nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina agora que passou o Carnaval. Com o fim da Operação Verão, já neste domingo não houve coleta domiciliar nas praias, mas apenas manutenção da orla.

Este ano, informa o presidente da Comcap, Márcio Alves, a geração de resíduos em Florianópolis foi 1,5% menor que a da temporada anterior. Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, foram recolhidas 60,8 mil toneladas de resíduos, incluindo materiais recicláveis. No período anterior, haviam sido 61,7 mil toneladas.

Experiência piloto

Esse ano, por sugestão dos garis da Comcap, foi feito roteiro piloto de coleta na madrugada na Barra da Lagoa. “A experiência foi bem sucedida, já que a equipe conseguiu reduzir até três horas de trajeto por dia”, aponta Márcio Alves.

Segundo o presidente, a coleta que era feita às 7h, foi antecipada para 3h, de modo que o balneário acordasse já sem resíduos. Com essa economia de tempo no trânsito, a equipe conseguiu concluir a tarefa sem a necessidade de fazer horas extras. A experiência será analisada, indica Márcio Alves, para ver se é o caso de replicá-la na próxima temporada na Barra e em outros balneários.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?