Um dos primeiros serviços suspensos nos municípios da região assim que a mobilização dos caminhoneiros começou, a coleta de resíduos sólidos, aos poucos volta a ser normalizada.

Em Jaraguá do Sul, segundo informações da chefia de gabinete divulgadas na quarta-feira, os 11 caminhões coletores que estavam carregados conseguiram desabastecer em aterro provisório em Joinville ainda na quarta-feira, enquanto a empresa Serrana não consegue liberar os caminhões presos em Mafra, local do aterro regular.

Com o retorno dos caminhões vazios, as coletas começaram a ser feitas nos bairros, mas priorizando os dois hospitais do município e as escolas e centros de educação infantil. A expectativa da chefia de gabinete é de que em cinco a sete dias a coleta se normalize, voltando ao cronograma normal.

Bota fora confirmado

A Prefeitura também confirmou a segunda etapa do Programa Bota Fora, que será retomada nesta sexta-feira (1). O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Normando Zitta Junior, acrescenta que, com a liberação dos caminhões que estavam retidos nas manifestações, a ação poderá ter sequência.

Haverá alteração no calendário. Sendo assim, nesta sexta-feira (1), sábado (2) e segunda-feira (4), serão recolhidos os materiais depositados pelos moradores dos bairros Vila Baependi, Vila Lalau e Centenário. Esta coleta deveria ter acontecido no começo desta semana.

Já a coleta nos bairros Vieira, João Pessoa, Vila Chartres e Santa Luzia, inicialmente programada para os dias 2 e 3 de junho (próximo fim de semana), foi transferida para os dias 18 e 19 de agosto.

Corupá, Guaramirim e Schroeder

Em Corupá, o serviço retornou normalmente neste feriado, a partir do cronograma semanal iniciando pela programação das quintas-feiras, seguindo com a programação das sextas-feiras. A partir de segunda-feira o serviço retorna de acordo com o cronograma normal, iniciando pela programação das segundas-feiras.

Em Guaramirim, a Prefeitura do município foi informada pela empresa Serrana, responsável pelo serviço, de que a coleta de resíduos será retomada totalmente nesta sexta-feira, e a partir de sábado (2) a expectativa é que seja retomado o cronograma normal de coleta no município.

Em Schroeder, até esta quarta-feira (30) a informação repassada pelo prefeito Osvaldo Jurck era de que na tarde do mesmo dia a empresa Serrana, responsável pelo serviço de coleta de resíduos, conseguiria retornar a coleta.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul - Clique aqui

Região de Joinville - Clique aqui

Região de Florianópolis - Clique aqui