Ana Janaína Medeiros de Souza, superintendente de Defesa Civil de Gaspar, é a nova presidente do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). A eleição e posse acontece durante a primeira reunião do ano, realizada no dia 16 de fevereiro, em Blumenau.

Ao lado da nova presidente, estarão o vice-presidente Fabio Melere, coordenador de Defesa Civil de Timbó; a primeira secretária Caroline Delabona, coordenadora de Defesa Civil de Botuverá; e o segundo secretário Richard Buchinski, arquiteto e urbanista da Amve.

Segundo Ana Janaína, a expectativa é contribuir com os municípios da região e compartilhar conhecimento em prol do aprimoramento da política pública da Defesa Civil. “Objetivamos avançar na perspectiva da prevenção de desastres naturais, construir os planos municipais de contingência e aperfeiçoar os sistemas de monitoramento da região”, afirmou a presidente.

A primeira reunião do ano, que aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), teve como pauta plano de trabalho para 2022, soluções gratuitas e interativas para a área da Defesa Civil dos municípios, formação dos agentes de Defesa Civil e planejamento regional.

O Colegiado é um fórum permanente de debates com o objetivo de discutir, planejar e construir políticas públicas destinadas a promover ações de defesa civil e prevenção de desastres naturais nos municípios que integram a Amve.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.