A cobertura de esgoto em Joinville será de 48% no próximo ano. Foi o que garantiu a presidente da Companhia Águas de Joinville (CAJ), Luana Siewert Pretto, em reunião pública na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), nesta segunda-feira (9).

Hoje, Joinville tem 553,4 quilômetros de coleta e tratamento em funcionamento. A expectativa é que no próximo ano a cidade chegue a 935,2 quilômetros.

Obras

Entre as obras em andamento, a presidente destacou a duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, que tem previsão de conclusão em janeiro de 2020. Segundo Luana Pretto, serão 52 novos quilômetros de rede de fornecimento de água.

Outro investimento atende aos bairros do Centro e Aventureiro, com ampliação dos reservatórios - os chamados como R0 e R7 - para melhorar o fornecimento aos cidadãos e aumentar o abastecimento das unidades de saúde.

Sobre a ampliação da rede de coleta e tratamento, está em obras a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Jarivatuba. Será a maior de Santa Catarina e deve entrar em funcionamento neste ano, de acordo com Luana Pretto. Nessa obra, estão incluídos mais 215 quilômetros de rede.

95% do esgoto tratado

Na reunião, a presidente da CAJ também falou sobre a meta de ter 95% do esgoto tratado na cidade, em 2033. “Em 2047, a previsão é de a cidade chegar a 1 milhão de habitantes. Para ter 95% do esgoto tratado será preciso mais R$ 400 milhões para atingir esse percentual em 2033, do contrário, a meta fica para o ano de 2047”, explicou Luana.

Hoje, Joinville tem 590.466 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger