É boato: CNH vencida há mais de 30 dias não será cancelada

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/08/2017 - 09:08 - Atualizada em: 10/08/2017 - 18:36

Voltou a circular nas redes sociais uma notícia falsa do ano passado. Segundo o texto, o Senado teria aprovado o projeto de Lei 155/2017, que cancelaria automaticamente a carteira de motorista (CNH) depois de 30 dias de vencimento. Não existe nada disso.

É fácil checar se uma notícia assim é verdadeira ou falsa. Como existe até um número de projeto (o que é feito para fazer o boato parecer verdadeiro), você pode entrar neste link http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias e verificar se existe mesmo tal projeto. Existe um PLS 155/2017, mas ele trata de um assunto completamente diferente, e ainda não foi aprovado. Você também pode entrar neste link e procurar notícias sobre os projetos que são aprovados: http://www12.senado.leg.br/noticias/busca

Uma das características mais comuns das notícias falsas também está presente nessa: ela faz um apelo para que todos a compartilhem: “Faça sua parte. Avise seus parentes e amigos. Quanto antes tomarem as medidas para a atualização, menos dor de cabeça irão ter.” Viu este tipo de apelo em uma notícia que você recebeu? Desconfie.

É bom lembrar que, após o vencimento da CNH, o motorista tem mais 30 dias para renová-la. Depois desse prazo, ele não pode mais dirigir com ela. Mas, ao renová-la, não é necessário refazer todo o processo, como se nunca tivesse sido habilitado. Você pode se informar mais sobre isso junto ao Detran do seu Estado.

*Com informações do Senado Federal