Clube de idosos do bairro Vila Nova comemora 25 anos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/03/2016 - 04:03

De riso fácil e boa memória, a aposentada Joana Prawutzki esbanja simpatia e força de vontade aos 92 anos. Chegada em um bingo, boas conversas e sem dispensar uma boa dança, ela é uma das fundadoras do Clube dos Idosos José Marangoni, no bairro Vila Nova, que comemora hoje os 25 anos de atividades.

Natural de Massaranduba e morando em Jaraguá do Sul há cerca de 40 anos, dona Joana e algumas amigas tiveram a ideia de criar um grupo para idosos no bairro onde moram, já que tinham que se deslocar até outro bairro para participar das atividades. Com a ideia fixa na cabeça e afim de que a iniciativa desse certo, ela conta que iam de casa em casa, batendo de porta em porta para convidar os idosos para participar do grupo. “Assim fomos chamando as pessoas e também íamos a pé em diversas empresas pedir doações de brindes”, lembra. Tal persistência deu tão certo que hoje os integrantes do grupo têm um encontro especial para comemorar os 25 anos de atividades completados no dia 19. Assim como Joana, outros sete pioneiros do grupo continuam até hoje participando ativamente.

Com encontros quinzenais na comunidade Rainha da Paz, o Clube dos Idosos promove uma tarde diferenciada para os participantes. Bingos, danças, almoços, cafés especiais e passeios são algumas das atividades que alegram e enchem de brilho o olhar dos idosos, que não dispensam uma tarde animada. Para dona Joana Prawutzki, que deixa as bengalas de lado para “cair na dança”, é um momento especial. “Vou sempre porque gosto de dançar e conversar com o pessoal. Vou continuar participando até morrer”, diz.

Celebração

Hoje o grupo conta com 97 integrantes cadastrados, além dos 14 voluntários que ajudam os idosos. A voluntária e coordenadora do Clube, Rosalia Stahelin, explica que muitas pessoas contribuem com o grupo. “Alguns colaboram financeiramente para podermos realizar os passeios com os idosos e fazermos atividades diferenciadas no salão, isso é muito bom porque a alegria dessa ajuda está estampada no rosto deles”, comenta. Para ela, nada é mais gratificante do que ver a felicidade e disposição que todos os idosos transmitem ao participar das atividades.

Para celebrar os 25 anos, o grupo preparou um encontro com a participação dos idosos cadastrados e também convidados especiais. As comemorações começam às 10h30 com missa e seguem com almoço, homenagens e café da tarde. O grupo aceita idosos a partir de 60 anos. Os encontros acontecem a cada 15 dias, sempre nas terças-feiras, a partir das 14h.